Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Ações e lucros de Bancos poderão cair: Entenda

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Segundo cálculos da XP Investimentos, pode haver uma redução de cerca de 27% no lucro dos bancos. Se houver um aumento da alíquota da Contribuição Social sobre Lucro Líquido.

Com a queda da arrecadação de impostos devido a pandemia de coronavírus, o senado voltou a discutir a possibilidade de aumentar a alíquota do CSLL. Com o objetivo de obter recursos para compensar a queda da arrecadação de impostos.

Segundo Erich Decat da XP, as propostas de aumento de impostos tem poucas chances de serem aprovadas. Porém ainda assim o analista indicou que seria um aumento de até 20% da CSLL sobre o preço-alvo das ações correspondentes.

50% de alta no CSLL

O PL 911/2020 eleva para 50% a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Com isso os bancos teriam que pagar imposto perto de 80%. Sendo assim, isso inviabiliza as operações dos bancos. De fato isso significaria juros muitos mais altos para o Brasil.

A proposta é de autoria do vice-presidente do Senado, Weverton Rocha (PDT-MA). O PL é considerado uma das ações emergenciais para amenizar os danos na economia causados pela pandemia do novo coronavírus.

Leia mais  GMAT3 Comprar ou Vender Ações do Grupo Mateus hoje?

De certa forma o aumento do CSSL, seria como uma forma de contribuição dos bancos nesse momento de pandemia. “Por isso, aumentar a contribuição sobre o lucro líquido das pessoas jurídicas de seguros privados e de capitalização é a saída mais justa nesse momento”, afirmou Rocha.

Em caso de aprovação pelo Senado, a PL ainda precisaria ser aprovada na Câmara de deputados. Em caso de haver mudanças na proposta, o texto voltaria para nova análise dos senadores antes de ser encaminhada para aprovação do presidente.

Os bancos tem buscando parcerias no Planalto para garantir que a medida não seja apreciada. De acordo com a Febraban, a comunicação com os presidentes do Senado e da Câmara. Tem ocorrido para ponderações aos projetos.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Ibovespa pode se valorizar 40% até 2020, segundo XP
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Imposto de Renda: 10 erros para cair na malha fina

Fernando Américo

Mais de 40% dos brasileiros já entregaram a declaração do IRPF

Fernando Américo

Ações do Spotify disparam com alta de 14% em assinantes

Paola Rocha Schwartz

M. Dias recomprará até 3,5 milhões de ações

Márcia Alves

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Mudanças no ITCMD impulsionam planejamento sucessório

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário