Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Criptomoedas Notícias

Bitcoin: criptomoeda teve seu pior fechamento em 2 anos; fim do poço?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Bitcoin teve uma queda de 16,2% no acumulado do mês, tornando novembro de 2022 o pior para o preço do BTC desde 2019.

O mercado cripto tem se tornado igualmente frio nas perspectivas para o Bitcoin e as altcoins, apesar dos ganhos moderados do final do mês.

Sabemos que por mais voláteis que sejam os preços do BTC, eles são impulsionados por quatro fatores primordiais: a oferta, a demanda, a concorrência e o sentimento.

Para a oferta, podemos dizer que não há nenhuma pressão específica sobre os preços que permanecerão relativamente estáveis ou cairão, já que a oferta do Bitcoin se tornará a mesma até o final de 2024, quando haverá o próximo halving.

Quanto a demanda, sabe-se que quanto maior a demanda por bitcoin – ou seja, o número de pessoas que o compram – mais transações haverá. As transações diárias de bitcoin atingiram o pico em maio de 2021 em cerca de 440.000.

Ontem, em 30 de novembro de 2022, houve mais de 271.416 transações – acima das cerca de 222.138 do mês passado.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Além disso, os dados de tendências do Google parecem mostrar que menos pessoas estão pesquisando bitcoin hoje do que há alguns anos, com pico de pesquisas em dezembro de 2017. As pesquisas voltaram ao normal, níveis baixos após um pico no início de novembro.

Leia mais  Plataforma Genesis avalia possibilidade de solicitar falência

Outra indicação valiosa de demanda é o número de endereços bitcoin ativos, já que você precisa de um endereço ativo para comprar bitcoin.

No momento da redação deste artigo, havia cerca de 857.000 endereços ativos, de acordo com os dados do BitinfoCharts. Esse número está praticamente estável no ano até agora, mas aumentou em cerca de 50.000 no mês passado e caiu em relação ao pico de 1,25 milhão em abril do ano passado.

Dessa maneira, podemos dizer que o mercado está estável, embora um pouco mais alta. Os preços podem, portanto, permanecer estáveis ou subir.

Já a respeito da concorrência, podemos entender que com o surgimento de altcoins mais baratas com velocidades de transação mais rápidas não custou ao bitcoin sua coroa como o rei das criptomoedas.

Ainda é a maior criptomoeda por capitalização de mercado e até foi adotada como moeda oficial em El Salvador – algo que nenhuma altcoin pode se gabar.

Os detratores argumentaram que algumas altcoins têm mais potencial do que o bitcoin porque, enquanto o último é um sistema apenas para pagamentos, Ethereum, Cardano e Ripple apresentam blockchains programáveis que podem hospedar contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (dApps).

Por outro lado, os defensores podem argumentar que o bitcoin não pode ser comparado diretamente a tais altcoins.

Leia mais  Investidores de Bitcoin resistem a vender em meio a alta da criptomoeda, diz Glassnode

É interessante notar que a queda das criptomoedas que começou em maio de 2022 e tirou mais de 50% do valor do bitcoin também afetou sua concorrência.

O Ethereum (ETH) e a Cardano (ADA) caíram em valores semelhantes, o que significa que as perdas do bitcoin não influenciou os ganhos de seus rivais.

Mesmo as stablecoins que foram criadas como uma alternativa menos volátil aos criptoativos tradicionais foram afetadas negativamente por fatores econômicos globais.

A outra grande mudança nos últimos meses foi o The Merge do Ethereum, que viu a cripto mudar de um mecanismo de consenso Proof of Work para um mecanismo de consenso Proof of Stake.

Embora seja melhor para o meio ambiente, a mudança não parece ter impulsionado significativamente o bitcoin em termos de valor.

Assim, no quesito concorrência, podemos dizer que não houve nenhuma pressão específica e os preços podem permanecer estáveis.

Por fim, o sentimento, pois os preços do Bitcoin podem ser afetados pelas atitudes das pessoas em relação a ele.

O medo reflete um mercado no qual os investidores vendem seus ativos porque temem que os preços caiam. A ganância reflete um mercado em que os investidores estão comprando porque esperam que os preços subam.

De acordo com o Crypto Fear & Greed Index, o mercado está atualmente em um estado de medo – o que significa que os detentores de cripto em geral estão vendendo seus ativos por medo de perdas futuras. Este status segue inalterado desde o mês passado.

No entanto, os críticos dos índices de medo e ganância dizem que eles podem até ser úteis como um barômetro de sentimento, mas não funcionam bem para prever movimentos de preços.

Outro bom indicador de sentimento são os níveis de saída de bitcoin das exchanges : em outras palavras, quanto mais bitcoin está sendo transferido das plataformas de criptomoedas para as carteiras, mais os investidores estão segurando seu bitcoin na expectativa de que seu valor aumentará.

Leia mais  Bolsonaro tem até hoje para sancionar lei das Criptomoedas

Os dados do Messari.io mostram que as retiradas são maiores do que no mês passado em cerca de 23%.

Assim, podemos dizer que o medo de que os preços possam cair, além de um aparente aumento nas retiradas, pode significar que o sentimento está baixo, o que significa que os preços podem cair.

Por fim, podemos citar o que disse o perfil no Twitter, Crypto Tony, que alertou que os touros estavam “ficando arrogantes” em dezembro e que este não era um ponto de entrada adequado.

“Agora não é a hora de apostar tudo, pensando que este é o fundo do poço”

Disse ele aos seguidores no Twitter

Um nível chave a ser mantido para a continuação da “estrutura de mercado de alta”, acrescentou, era o de US$ 16.700.

Outros nomes também concordaram com a opinião de Tony, como Michaël van de Poppe, fundador e CEO da trading Eight.

Assim sendo, o interessante agora é esperar e ter cautela, não agir com euforia e o mais importante, não tente adivinhar onde será o fim do poço para o Bitcoin, é muito mais fácil esperar uma confirmação de alta do que prever o fim da tendência de baixa.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Novidade: Brasil Bitcoin expande sua lista com novos tokens; Confira

Lara Donnola

Brasil Bitcoin: é seguro? Como funciona? Conheça a exchange

Lara Donnola

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Bitcoin sobe 5% após halving, alcançando US$ 66 mil novamente

Paola Rocha Schwartz

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Autor Convidado

Halving do Bitcoin é a oportunidade de ‘ouro’ em 2024

Fernando Américo

Deixe seu comentário