Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Brasil só crescerá novamente em 2022, segundo economistas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com estudos de caso, tendo como parâmetro a recessão de 2015 na economia, especialistas vem observando a nova conjuntura do mercado.

Afinal, depois de passado este primeiro impacto, nos próximos anos, o que prevalecerá serão as medidas macroeconômicas. Bem como, imagina-se que a economia voltará a crescer nos primeiros meses de 2022.

Economistas mantém cautela quanto a projeções futuras

Não existem estudos de caso, nem parâmetros para saber a real consequência da Covid-19 na economia. Com uma paralisação da mão-de-obra dos trabalhadores, já se observa uma queda de até 80% em diversos segmentos de atividades.

Por exemplo, houve baixa na construção civil, e no consumo de bens duráveis e compra/aluguel de imóveis. Acrescentando-se que os anos de 2015 e 2016 foi um ano difícil para muitas empresas.

Paralelamente a esta crise passada, muitas empresas ainda estão se reerguendo do crescimento pífio e pagando dívidas desta época. Logo, muitas delas ainda estão enfraquecidas desde este período.

Leia mais  Fim da Poupança? Brasileiros sacam R$ 331,7 bilhões em agosto

Contudo, o Governo deverá vim com medidas macroeconômicas, para alavancar a economia nos próximos anos de 2021 e 2022.

Atualmente se espera uma queda do PIB de 4,7%, e dívida bruta de até 89%a.a. Tanto quanto, as projeções para o défice público chega a 7% ao final do ano.

De maneira idêntica, o BACEN pode vim com uma projeção da taxa Selic de 3,25% a.a. Assim, aumenta a liquidez e derruba gradativamente a taxa de juros.

Como o Governo irá lidar com a recuperação da economia

A principio, o Governo vem reforçando a economia com política monetária e fiscal, para amenizar os efeitos do isolamento social. Mas, a longo prazo, estas medidas não se seguram por si só.

Realmente, já se vem analisando que no mercado próximo, haverá juros baixos. Porém com pouco investimento e aumento de gastos na saúde pública.

A saída lógica será o ajuste de impostos, havendo uma projeção de aumento do IR para empregos formais e PJs. Da mesma forma, já se vem pensando em um cenário com pouca arrecadação tributária para os Estados a curto prazo.

Leia mais  6 investimentos com liquidez diária para resgatar o dinheiro na hora que quiser

Assim como, uma avaliação de privatizações e concessões, enxugando o papel do Governo na economia do país.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Economistas calculam economia de R$ 775 bi em 12 anos com novo arcabouço fiscal
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma regulamenta tributação em viagens entre estados

Agência Brasil

Novo imposto incidirá sobre compras em sites estrangeiros

Agência Brasil

Semana que vem deve sair votação de projeto para novo Dpvat

Agência Brasil

Reforma prevê imposto reduzido para 18 profissões liberais

Agência Brasil

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

Agência Brasil

Imposto do Pecado: Alimentos ultraprocessados ficarão de fora

Agência Brasil

Deixe seu comentário