Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Brasileiros cortam despesas em viagens internacionais

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Banco Central aponta que os gastos em viagens internacionais foram reduzidos 3,9% em 2018

Nesta segunda-feira, 28, o Banco Central (BC) apresentou dados referentes aos gastos dos brasileiros em viagens para o exterior. Conforme a pesquisa, em 2018, a redução foi de 3,9% comparado ao ano anterior. De modo que dezembro fechou com acúmulo de US$ 18,263 bilhões.

Segundo o banco, a queda das taxas reflete no aumento da moeda americana. Pois no ano passado, o dólar alcançou uma média de 3,66 reais. Cujo salto foi de 14,5 pontos percentuais em vista de 2017.

Em contrapartida, os gastos de estrangeiros em viagens brasileiras atingiram 5,917 bilhões de dólares. Assim sendo, foi um crescimento de 1,86% confrontado ao mesmo período do ano anterior.

Mercado financeiro

Para o chefe do Departamento de Estatísticas do BC, Fernando Rocha,

“nos primeiros meses de 2018, houve uma aceleração nas despesas líquidas (despesas de brasileiros maiores que receitas de estrangeiros). Isso se inverteu no segundo semestre”, disse.

Desta forma, em 2018, as contas externas chegaram a 14,511 bilhões de dólares, enquanto em 2017 estava somente7,235 bilhões. Ou seja, a diferença foi maior que 50%.

Leia mais  Gerente de banco ou app? Classe C prefere o ambiente digital na busca por informações sobre finanças

De acordo com Rocha, apesar dos índices superarem anos anteriores, é um número inferior para os padrões do mercado nacional.

“Não apresenta risco do lado externo da economia brasileira, e é mais que inteiramente financiado pelos fluxos de investimento direto no país”, acrescentou.

O chefe do Banco Central explica que o resultado negativo das contas externas não foi uma surpresa. Ele garante que quando a economia cresce, aumenta a demanda dos residentes do pais por bens e serviços importados.

Paulo Rocha ainda diz que no ano passado, o caixa obteve 33,952 bilhões de dólares negativos. “Como a taxa de câmbio se desvalorizou no período, ficou mais caro demandar serviços no exterior”, concluiu.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Dólar sobe com risco fiscal no Brasil
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Sem orçamento, PIX pode parar de funcionar: entenda

Paola Rocha Schwartz

Dólar opera em baixa

Rodrigo Mahbub Santana

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

BC anuncia mudança para resgates acima de R$100

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário