Notícias

Como funciona o TáxiGov: o “Uber” do Governo Federal

Foto/Reprodução GDI
Foto/Reprodução GDI

O Governo Federal possui um serviço público chamado TáxiGov que visa diminuir os custos das frotas do poder público. Assim, ele atua no Distrito Federal e oferece uma unificação de frota aos colaboradores e servidores.

Nesse sentido, o “Uber do Governo” se destina aos servidores públicos, ou seja, apenas aos de nível federal. Então vamos conhecer mais detalhes sobre o TáxiGov e entender como ele funciona.

O que é TáxiGov o “Uber do Governo”?

De acordo com o Governo Federal o TáxiGov é uma espécie de “Uber” que funciona através do aplicativo. Desse modo, ele se parece bastante com a plataforma de mobilidade urbana.

Entretanto, o TáxiGov consegue retirar o público alvo das plataformas e ajuda a diminuir os custos do poder público. Assim, o Ministério do Planejamento fez uma solicitação de um app que se parece muito bom o da Uber.

Então surgiu o “Uber do Governo” que oferece transporte de frota unificada para todos os servidores e colaboradores. Dessa forma, ele funcionará no Distrito Federal e assim não serão necessários transportes particulares.

Além disso, as frotas específicas também serão desnecessárias, ou seja, o aplicativo funcionaria trazendo muitos benefícios. Nesse sentido, o público alvo será apenas os servidores públicos que estejam a nível federal.

Contudo, ainda se destina apenas ao âmbito do Distrito Federal e não há informações se ele funcionará em outros locais. Então, será necessário efetuar o cadastro desses servidores para criar a base de dados.

Portanto, essa é uma boa opção para quem se enquadra nesse perfil e ajudará no transporte a nível federal.

Como funciona o TáxiGov criado pelo Governo Federal?

Logo após conhecermos o que é o TaxiGov, vamos aprender como ele funciona. De fato, ele é bem simples e fácil de se utilizar, então basta fazer o download do aplicativo para smartphone.

Em seguida, inclua seus dados para efetuar o cadastro na plataforma e posteriormente utilizá-la. Pois, ela é bem parecida com a Uber, a única diferença é que os custos serão pagos pela empresa.

Ou seja, a unidade de gestão situado onde o trabalhador atua é quem deverá efetuar o pagamento. As vantagens da utilização desse aplicativo seriam:

  • Manter uma única frota
  • Redução nos gastos com transporte
  • Diminuição em até R$ 20 milhões ao ano (custos)
  • 60% de economia no geral

Portanto, o TaxiGov é uma excelente ideia criada pelo Governo Federal e que ajudará os servidores públicos.