Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Como ganhar com inflação nos investimentos, mesmo com IPCA em queda

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com a inflação mensal em queda, muitos investidores começam a questionar se o momento de apostar em títulos atrelados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) já passou. No entanto, segundo Arley Junior, estrategista de Investimentos do Santander Brasil, há alternativas para continuar a proteger a carteira. Em setembro, o IPCA registrou deflação de 0,29%. Este foi o terceiro mês consecutivo de recuo do indicador, algo que não ocorria em 24 anos – em julho e agosto o índice caiu 0,69% e 0,36%, respectivamente.

Um dos caminhos que podem ser seguidos pelos investidores, segundo o executivo, é optar por títulos com prazos mais longos.

“O investidor que adquirir títulos com vencimentos mais curtos, como para 2023, por exemplo, pode não obter uma rentabilidade tão interessante quando comparado a do CDI. A saída é alongar a carteira, ou seja, comprar títulos com vencimentos maiores”, afirma.

Outra alternativa é apostar em títulos prefixados, já que a inflação projetada para um ano ou prazos mais curtos tem sido revista para baixo.

Leia mais  Ibovespa opera em alta com dados de inflação na China e EUA

Tipos de investimentos

Alguns investimentosatrelados à inflação pagam uma taxa fixa e outra variável, normalmente acompanhando um indicador de preços – os mais utilizados são o próprio IPCA ou o IGP-M. É o caso dos títulos do Tesouro Nacional Tesouro IPCA+, também conhecidos pelas siglas NTN-B e NTN-B Principal. Este título tem uma rentabilidade prefixada, definida no momento da Ino título a uma taxa fixa de 5% e, ao final do período, o IPCA subiu 5%, o rendimento total do seu investimento será de 10%.

Esses títulos também fazem parte da carteira de fundos de renda fixa atrelados à inflação, cuja referência são os índices da família IMA-B, que reproduzem o desempenho de uma cesta de título públicos NTN-B. Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e alguns Certificados de Operações Estruturadas (COEs) – que veem ganhando espaço na carteira dos brasileiros – são outros produtos atreladas ao IPCA.

“Sempre indicamos a todos os perfis de investidor uma parcela da carteira em inflação como forma de proteger os investimentos e garantir o poder de compra”, afirma Arley.

Leia mais  Selic: Juro elevado em meio a incertezas não é o melhor remédio contra inflação de oferta

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Boletim Focus: Projeção de inflação para 2024 cai e PIB ganha força
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

PCE: Inflação nos EUA fica em 0,3% em março, como esperado

Paola Rocha Schwartz

Bug no Pix e queda do Dólar no 3º pregão consecutivo: veja o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

BTG Pactual Logística investe em expansão de portfólio logístico

Rodrigo Mahbub Santana

Desaceleração da inflação: um respiro à economia brasileira

Autor Convidado

Deixe seu comentário