Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Colunistas Notícias

De esquerda ou de direita, o colega de trabalho não é seu inimigo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Às vésperas do segundo turno das eleições e com os ânimos ainda mais acirrados, não tem como o tema eleições não estar nas discussões no ambiente corporativo. No próximo dia 30, saberemos quem será o novo presidente da República. Já o colega de trabalho – de esquerda ou de direita – e que declarou voto contrário ao seu não será o seu inimigo.

O debate político sobre quem vai ganhar as eleições ainda vai se estender para as próximas semanas e após a divulgação do resultado do vencedor. Independente do candidato, a convivência no ambiente de trabalho precisa ser mantida de forma harmoniosa. A polarização gerada pelas eleições e que vem ocorrendo nos últimos anos não pode e não deve afetar o dia a dia corporativo nas empresas.

Leia mais  Eleições2022: Lula é eleito novo presidente do Brasil; Tarcísio vence em São Paulo e mais

Sabemos que estamos vivendo um momento atípico com pessoas desgastadas e cansadas, principalmente, pelo contexto proporcionado pela pandemia que gerou, sem falar nas vítimas da covid-19, impactos negativos inesperados como isolamento social, problemas de saúde mental e burnout. Todo esse cenário fez com que as pessoas ficassem menos pacientes e mais ansiosas. Um dos desafios dos departamentos de recursos humanos das empresas vai ser administrar as emoções quando a discussão estiver acalorada.

Por ser um tema delicado, falar de política no ambiente de trabalho requer também uma estratégia. Um ambiente de acirramento entre os dois lados requer escutar o que o outro tem a falar. Aos funcionários, cabe manter mais o diálogo e menos discussão e confronto. Aos gestores, vale saber gerir esses conflitos internos e, principalmente, incentivar o respeito à decisão dos outros e a harmonia nas organizações já que estamos vivendo num estado democrático.

Por fim, é o momento de amadurecermos a capacidade de nos comunicarmos entre os nossos pares, principalmente, no ambiente corporativo onde passamos grande parte do tempo. O debate é válido desde que ocorra de forma inteligente, saudável, propositiva e produtiva e que traga ideias que vão nos ajudar a ter um país melhor. Além disso, a discussão sobre política é rica desde que seja para compartilhar ideias de forma menos emocional e mais racional. O desafio é conviver na diversidade de opiniões, especialmente, no local de trabalho. 

Leia mais  Quem é Luiz Marinho? Ex-presidente da CUT envolvido em escândalos pode assumir Ministério do Trabalho

Por Bruno Martins, CEO da Trilha Carreira Interativa.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Rodrigo Pacheco reeleito como presidente do Senado
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Haddad afirma que Lula controlará investimentos na Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Levantamento diz que Lula piorou a imagem do Brasil no exterior

Paola Rocha Schwartz

Sondagem mostra piora na avaliação do Governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Putin alerta sobre risco de conflito nuclear

Mateus Sousa

Percepção da corrupção cresce em 2023 no Brasil

Guia do Investidor

Mantega goela abaixo: Ministro de Lula faz ligação para acionista da Vale

Guia do Investidor

Deixe seu comentário