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Dia do Consumidor: varejo aposta na inteligência de dados

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O Dia do Consumidor está chegando e as projeções para o varejo são positivas. O levantamento realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), aponta o alto índice de confiança do consumidor, batendo 77,9 pontos, maior nível desde agosto de 2021 (81,8), o que contribui para a intenção de compras para o período.

A plataforma de comércio eletrônico Shopee, indica que 68% das pessoas pretendem comprar pela primeira vez no Dia do Consumidor em 2022, 65% delas motivadas a encontrar itens já desejados com preços mais baixos e 28% procurando produtos de consumo comum em promoção.

Marcas e varejistas dos mais amplos segmentos, como eletrônicos, eletrodomésticos, moda, construção, cosméticos e acessórios, por exemplo, têm preparado sua logística e estratégias para atender à grande demanda e ao volume de vendas esperados.

O consumidor deve ser o centro das estratégias, tanto de marketing, quanto de vendas, que devem ser pensadas com base nas necessidades e preferências do público. Entender essas preferências e o perfil comportamental dos consumidores é fundamental para oferecer a melhor experiência de compra, crucial para a fidelização”, explica Pedro Ivo, sócio-diretor da Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel.

Nesse cenário, soluções de CRM (Customer Relationship Management) são um diferencial competitivo, pois centralizam a base de dados dos clientes e facilitam a identificação de seus hábitos e preferências.

Com uma solução CRM, o varejista identifica os gostos do público e seu comportamento, não importa em que canal ele esteja interagindo. Assim, fica mais fácil personalizar o atendimento, fidelizar e ter melhores resultados”, explica Pedro Ivo.

Em 2020, uma pesquisa da Grand View Research apontou que o mercado de CRM estava avaliado em US$ 40 bilhões, devendo crescer ainda mais até 2027.

Os dados gerados por um CRM são um ponto de partida fundamental para orientar estratégias de marketing e comunicação e identificar soluções práticas para as dores dos consumidores. Em datas sazonais, que representam grandes oportunidades de vendas e de fidelização, dispor dessa solução é ainda mais essencial”, finaliza o executivo.

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