Guia do Investidor
jovem se sentindo triste ao verificar sua conta bancaria on line no laptop em casa
Notícias

4 dicas para gastar menos, ou nada, nas compras de material escolar

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

É possível obter descontos, cashback e até resgatar esses itens de graça usando apenas pontos/milhas dos programas de fidelidade.

A previsão é que os produtos da lista escolar fiquem entre 7% e 9% mais caros para este ano letivo, segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares. Mas, além de preços mais altos, os valores dos itens podem variar bastante nas lojas. Para se ter ideia, um levantamento de preços de 157 materiais escolares mais procurados neste início de ano, realizado pelo Procon do Estado do Rio de Janeiro (Procon RJ), encontrou variações superiores a 600% em dez sites pesquisados.

Por isso, os consumidores têm procurado meios para economizar nessas compras, e os programas de fidelidade podem ser uma maneira inteligente de gastar menos. O diretor executivo da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelidade), Paulo Curro, deu algumas dicas para ajudá-los nesta missão de aproveitar ao máximo os benefícios e preservar o orçamento.

Leia mais  Você também? Pesquisa mostra que 65% dos consumidores parcelaram compras no supermercado

1 – Gastando menos

Os consumidores podem encontrar ótimas oportunidades para trocar o saldo acumulado nos programas de fidelidade por mochilas, livros e papelaria em geral. Inclusive com promoções sazonais desses itens nos catálogos das próprias empresas, que são bastante amplos, utilizando esses pontos/milhas já acumulados em lojas parceiras. Assim, é possível conseguir vários itens sem precisar gastar nada. Para isso, basta acessar o site do programa e pesquisar as opções disponíveis.

2 – Explore parcerias

Além disso, o seu programa de fidelidade pode ter parcerias específicas com lojas de materiais escolares e papelarias, e existe a possibilidade de elas oferecerem descontos exclusivos ou ofertas especiais para os membros do programa. Então, fique atento!

E vale destacar que isso serve tanto para compras online quanto em lojas físicas.

3 – Programas próprios

Outra forma de economizar é optar por compras em empresas que têm programas próprios. Esses estabelecimentos podem, inclusive, oferecer frete grátis, cashback, descontos e diversas outras vantagens para você se cadastrar, caso ainda não seja usuário.

Leia mais  Nubank Rewards ou programa Átomos do C6 Bank?

4 – Na hora de pagar

E ao escolher a forma de pagamento, dê preferência as que oferecem benefícios, seja na função crédito, débito, pagamentos por aproximação ou QR Code. Muitas empresas oferecem esse tipo de benefício, e os clientes só precisam optar pelo que é melhor e mais vantajoso.

Dica extra

Paulo Curro explica que mesmo quem ainda não tem saldo em programas de fidelidade pode aproveitar o momento. As compras do material escolar também podem ser uma oportunidade para acumular pontos/milhas, que, mais tarde, se transformam em benefícios. Algumas lojas e programas de fidelidade oferecem promoções que incluem bônus pela compra de determinados itens ou em certos parceiros. “Existem diversas promoções que vão render duas ou três vezes mais benefícios. Por isso, é importante ficar atento às comunicações dos programas agora no início do ano para não perder chances e vantagens”, conclui.


Leia mais  "Parcelo Sim!": Cuidado com a ilusão financeira perigosa
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Estados discutem aumentar impostos: Shein, Shopee e AliExpress

Paola Rocha Schwartz

Páscoa 2024 promete ser mais salgada, com Cacau mais caro

Guia do Investidor

“Parcelo Sim!”: Cuidado com a ilusão financeira perigosa

Autor Convidado

Procura por celulares cresce até 37% nos dias seguintes ao carnaval

Guia do Investidor

IPVA, IPTU e material escolar: Como organizar as finanças em 2024

Guia do Investidor

Consumo digital: 85% dos brasileiros já realizaram compras online

Guia do Investidor

Deixe seu comentário