Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Falências disparam no Governo Lula: pedidos de recuperação judicial aumentam 43% em Abril

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Pedidos de recuperação judicial e falência crescem no Brasil, com setor de serviços liderando.

O Serasa revelou que os pedidos de recuperação judicial no Brasil continuam crescendo. O mês de abril teve um total de 93 solicitações, representando um aumento de 43,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O setor de serviços liderou com a maioria dos pedidos, seguido pelo comércio, indústria e setor primário. Pequenas e médias empresas foram as principais solicitantes. Paralelamente, o número de pedidos de falências também aumentou. A instabilidade econômica, amplificada pela inadimplência, é apontada como a principal causa.

Incerteza econômica impulsiona pedidos de recuperação judicial e falência

Os pedidos de recuperação judicial no Brasil estão em um aumento constante, de acordo com o mais recente relatório do Serasa. Em abril, foram registradas 93 solicitações, um aumento expressivo de 43,1% em relação ao mesmo período de 2022.

Leia mais  BNDES financiará projeto de aeronaves elétricas

Os pedidos foram majoritariamente originados do setor de serviços, com 39 requisições. O comércio vem em seguida com 28, a indústria com 19 e o setor primário com 7. Na divisão por tamanho da empresa, pequenas e médias empresas lideraram as solicitações, somando 64, enquanto médias e grandes empresas registraram 18 e 11 pedidos, respectivamente.

Além disso, o número de pedidos de falências também aumentou. Segundo os dados do birô de crédito, houve um aumento de 12,3%, passando de 81 para 91 no acumulado do último ano.

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, ressalta a instabilidade econômica como um importante fator que impulsiona essas solicitações, especialmente em um contexto de crescente inadimplência. Ele observa que, diante de dificuldades financeiras, muitas empresas inevitavelmente recorrem ao processo de recuperação judicial como uma estratégia para renegociar dívidas e tentar evitar a falência.

Um caso recente e notável é o da Light (LIGT3), que tem cerca de R$ 11 bilhões em dívidas e teve seu pedido de recuperação judicial aceito, apesar de haver uma lei que impede esse tipo de empresa de recorrer ao sistema. A Light argumenta que parte de suas dívidas é devido ao alto índice de furto de energia na cidade do Rio de Janeiro, que compromete significativamente seus lucros.

Leia mais  Com exterior cauteloso, risco-país disparou

Esta situação evidencia os desafios que as empresas enfrentam atualmente na economia brasileira e sublinha a importância de políticas e estratégias eficazes para lidar com a inadimplência e instabilidade financeira.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Serviços crescem 0,9% de fevereiro para março, revela pesquisa do IBGE
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Agência Brasil

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste em abril

Fernando Américo

Teremos déficit esse ano e nos próximos

Fernando Américo

Governo argentino corta tarifas para impulsionar indústria automotiva

Rodrigo Mahbub Santana

GWM divulga lançamento de carro a hidrogênio no Brasil em 2025

Márcia Alves

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

Agência Brasil

Deixe seu comentário