Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Falta de produtos básicos nas prateleiras dos supermercados atinge maior alta do ano

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As gôndolas dos supermercados estiveram mais vazias em abril, segundo o Índice de Ruptura, estudo que a Neogrid  empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo  realizado mensalmente em conjunto com a Horus  empresa de inteligência de mercado do ecossistema de negócios da companhia. Durante o mês, os consumidores enfrentaram dificuldades para encontrar marcas de produtos básicos, como arroz, feijão e leite.

O levantamento, que analisa dados da malha Neogrid, que reúne as maiores redes de varejos e indústrias do país, e mede a falta de itens nas prateleiras, fechou em 13,5% no último mês, o que representa uma alta de 0,6% em relação a março e o maior índice de 2023 até o momento. Se comparado com o mesmo período de 2022, o crescimento da ruptura foi de 2,2%.

Evolução do Índice de Ruptura – Destaques Abril 2023

Categoria Jan/2023 Fev/2023 Mar/2023 Abr/2023
LEITE 15,6% 15,2% 15,9% 18,4%
FEIJÃO 14,2% 13,6% 13,8% 17,7%
OVO 14,7% 16,0% 15,6% 17,5%
BOMBOM 13,7% 10,9% 10,4% 15,9%
ARROZ 16,3% 14,5% 14,5% 15%
CAFÉ 7,3% 8,3% 11,3% 13,6%
LEITE EM PÓ 8,8% 8,2% 10,6% 13,2%
CREME DE LEITE 12,3% 11,1% 10,7% 14,9%

“Além das condições climáticas, que tornam o custo de produção mais alto e impactam no aumento do preço dos produtos, existe um fator econômico de comportamento do consumo que reflete nas estratégias de abastecimento do varejo. Com a alta inflação e a redução do poder de compra do consumidor, o varejo se torna mais cauteloso com a reposição, e acaba comprando menos da indústria. Isso gera um efeito de ruptura, mas não quer dizer que os produtos não estejam disponíveis nas gôndolas, e sim que o Varejo está dando preferência a produtos de alto giro com ticket médio menor”, afirma Robson Munhoz, diretor de Customer Success, da Neogrid.

Cesta básica mais cara

Leia mais  Você também? Pesquisa mostra que 65% dos consumidores parcelaram compras no supermercado

Segundo dados da cesta de consumo HORUS/FGV, o preço do leite integral aumentou em 7 das 8 capitais pesquisadas em abril. As maiores elevações foram observadas em Belo Horizonte (7,8%), São Paulo (2,9%) e Rio de Janeiro (2,1%). A média do litro de leite sofreu variação de 4,4% em abril em relação a março, passando de R$6,24 para R$6,52.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

“A oferta limitada de leite no campo, devido ao clima adverso e pela saída de produtores da atividade no ano passado, tem impactado no preço do produto e de seus derivados. Isso fez com que os supermercadistas deixassem de comprá-lo, causando uma supressão de 18,4% do alimento”, comenta Luiza Zacharias, diretora de novos negócios da Horus.

Outros alimentos com ruptura elevada no mês de abril foram o arroz (15%) e o feijão (17,7%), que tiveram alta de preço de 9% e 14%, respectivamente, entre janeiro e abril. Enquanto a semente conhecida por ser fonte de ferro subiu em todas as oito capitais pesquisadas pela Cesta de Consumo HORUS/FGV em abril, tendo atingido alta de 6,3% em Belo Horizonte e de 6,2% em Fortaleza, o aumento do preço do arroz teve variação de 1,5% em Salvador. Um dos motivos apresentados pela Horus é a migração dos agricultores para o cultivo de milho e soja, que estão alcançando recordes de exportações.

Leia mais  Guia da renda extra para a Quarentena

Já o café, que também faltou nas gôndolas pelo quarto mês consecutivo, chegando ao patamar de 13,6%, registrou uma queda de 1,2% no preço em relação ao mês anterior, mas, mesmo assim, o valor médio do quilo foi de R$ 47,41.

Recuo da ruptura

Por outro lado, as bebidas lácteas e de soja, que, em março, ocupavam, respectivamente, a primeira e quinta posições no estudo da Neogrid, apresentando 19,1% e 11,9% de indisponibilidade, tiveram uma redução de cerca de 3% de ruptura. Mas a categoria com maior diferença de presença nas prateleiras foi a de eletrodomésticos, que, em março, apresentava 18,4% de falta e, em abril, 14,5%.

Maiores reduções da Ruptura Comparativo Março e Abril

Categoria Mar/2023 Abr/2023 Diferença
ELETROPORTÁTEIS 18,4% 14,5% -3,9%
BEBIDAS DE SOJA 11,9% 8,6% -3,3%
BEBIDAS LÁCTEAS 19,1% 16,2% -2,8%

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  52% preferem redes sociais para saberem de novos produtos
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Classificação fiscal de produtos seguirá influenciando a tributação mesmo após a Reforma aprovada na Câmara

Guia do Investidor

Açúcar e café têm aumento de preço e menos marcas disponíveis nos supermercados

Guia do Investidor

Taxa de importação: como os produtos são taxados

Guia do Investidor

Consumidor compra menos itens no supermercado no primeiro trimestre de 2023

Guia do Investidor

Inflação faz paulista escolher preço em vez de marca nos supermercados

Guia do Investidor

Cartão de loja faz lares aumentarem 20% seus gastos no supermercado, aponta pesquisa

Guia do Investidor

Deixe seu comentário