Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Classificação fiscal de produtos seguirá influenciando a tributação mesmo após a Reforma aprovada na Câmara

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Bombom ou wafer? Se para o consumidor essa possa ser uma questão de preferência, para as empresas trata-se de uma discussão ligada ao planejamento tributário. Enquanto a incidência de IPI sobre chocolates é de 5%, nos produtos classificados como wafer o IPI é zero.

O texto da Reforma Tributária, aprovado na Câmara dos Deputados, traz uma alteração substancial sobre a tributação atual. Com a substituição gradual dos tributos incidentes sobre o consumo (IPI, ICMS, ISS, PIS e COFINS) por novos tributos (Imposto Seletivo-IS, Imposto sobre Bens e Serviços-IBS e Contribuição sobre Bens e Serviços-CBS), novas alíquotas, bases de cálculo e formas de tributação surgirão.

No entanto, segundo o Martinelli Advogados, um dos maiores escritórios de advocacia do país, a classificação fiscal dos produtos continuará existindo e pode manter seu importante papel na atribuição da tributação sobre os bens de consumo. E com base no texto que será analisado pelo Senado, até 2032, a classificação fiscal das mercadorias ainda impactará diretamente a tributação dos produtos.

Leia mais  PagSeguro, Cielo, Getnet e Rede: comparativo entre maquininhas de cartões

O Martinelli realiza um estudo jurídico específico sobre os negócios, com o intuito de buscar alternativas para redução da carga tributária em conformidade com o regramento jurídico e a legislação, incluindo a revisão e eventual reclassificação fiscal dos produtos, possibilitando a aplicação de uma tributação menos onerosa nas operações, assim como a mitigação de eventuais riscos tributários.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Quanto o dólar já subiu em 2020?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Reforma tributária: cashback dá 50% do imposto na conta de luz

Paola Rocha Schwartz

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Mudanças no ITCMD impulsionam planejamento sucessório

Rodrigo Mahbub Santana

Cashback na Reforma Tributária: Cesta Básica em Foco

Rodrigo Mahbub Santana

Impacto da reforma tributária no setor produtivo brasileiro

Guia do Investidor

G20: Brasil destaca tributação de super-ricos e reformas financeiras

Márcia Alves

Deixe seu comentário