Guia do Investidor
fazer pix cartão crédito itaú
Pix

Fazer Pix com Cartão de Crédito Itaú: é possível?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Itaú está entre os bancos que cobram a taxa PIX para pessoas jurídicas, assim como outras agências bancárias padrão, por exemplo Santander e Bradesco. Mas além dessas taxas, vamos descobrir se fazer PIX com cartão de crédito Itaú é possível? Esse já é uma função diferente do popular meio de pagamento. Acompanhe o post e entenda como funciona: as taxas, se tem juros, entre outras questões.

O que é PIX com cartão de crédito?

Em geral, não é o método de pagamento mais utilizado: ou as pessoas fazem o PIX padrão, ou então, usam o cartão de crédito diretamente. Mas essa acaba sendo uma solução para quem precisa fazer uma transferência, mas está sem saldo na conta. Além disso, é possível também parcelar o PIX quando os bancos tem esse tipo de pagamento por crédito.

Para fazer isso, normalmente os bancos permitem com que o cliente use soluções de crédito para realizar o PIX. Assim, quando a pessoa for efetuar o pagamento, existe a opção de escolha entre realizar um PIX tradicional, com o saldo da conta ou pelas opções de crédito. Logo, a cobrança é feita como se fosse uma compra no cartão, recebendo na fatura do mês e podendo parcelar.

E saiba que quem receberá o PIX não ficará no prejuízo. A pessoa recebe o dinheiro na hora, que nem um PIX normal, sem nem saber que veio do cartão de crédito.

Entretanto, mesmo com toda essa praticidade, é necessário cuidar ao utilizar o PIX com cartão de crédito. Isso porque, diferente do PIX normal, direto da conta corrente, esse tipo de PIX cobra juros e IOF.

É possível realizar PIX com cartão de crédito Itaú?

A princípio, em Janeiro de 2022, foram divulgadas algumas notícias informando que estava na agenda do Itaú oferecer serviços de crédito para o cliente realizar um PIX, como feito pelo Santander ou Nubank. Até a data de publicação dessas notícias, o Itaú pretendia ser o pioneiro nessa função, e o mercado veria como revolucionário e com potencial para balançar com a indústria dos cartões.

Entretanto, por mais que essa notícia tenha saído nos portais, até o presente momento, um ano depois da divulgação, vemos que essa função ainda não existe no app do banco Itaú. Com isso, concluímos que não é possível realizar PIX com cartão de crédito Itaú.

Mas, não paramos por aqui. Por mais que o Itaú não ofereça o pagamento por PIX via crédito, ainda assim, o PIX tradicional, direto da conta corrente ou poupança do banco, não é a única forma que o banco entrega para efetuar a transferência.

Sendo assim, o Itaú oferece um sistema chamado Open Finance, ou Open Banking, e o cliente pode realizar um PIX a partir dessa função.

Veja outros bancos que fazem Pix com Cartão de Crédito

O que é Open Finance?

Primeiramente, o Open Finance é apresentado como uma iniciativa gratuita, fácil e segura que o Itaú entrega para que o cliente controle suas finanças. Essa iniciativa então permite com que ele compartilhe os seus dados entre as instituições que participam. Assim, pode gerenciar as finanças e movimentações bancárias em um lugar só, e pode receber ofertas de produtos e serviços pelo perfil dele.

Ou seja, a tradução de Open Finance já diz: Sistema Financeiro Aberto. Sendo assim, esse conjunto de regras e tecnologias é autorizado pelo Banco Central do Brasil. O cliente Itaú pode decidir quando e com qual das outras instituições que participam ele vai querer compartilhar para fins e prazos específicos.

Até o momento atual, são 18 instituições que podem compartilhar dados com os clientes Itaú. Entre elas, temos o Nubank, o Bradesco (somente para PF), Santander, Mercado Pago, Next, PicPay, Banco do Brasil, e outros.

Agora, sabendo o que é Open Finance, dá para entender melhor como funciona o PIX pelo banco Itaú. Como dizemos antes, a transferência pode ser feita com o saldo da conta corrente, conta poupança ou você pode pagar com o saldo que possui em outro banco.

Passo a passo para utilizar

Usar o Open Finance para fazer PIX é bem simples. Veja o passo a passo abaixo. As imagens foram retiradas do próprio Itaú.

  1. Primeiramente, você deve entrar no app do banco Itaú e clicar em “Pix“.
fazer pix com cartão de crédito itaú
  1. Dentro da área Pix, você deve clicar em “transferir“, que fica logo abaixo de “transações”
fazer pix com cartão de crédito itaú
  1. Em seguida, você deve indicar para quem é a transferência. Pode ser para um contato já salvo ou então para um novo.
fazer pix com cartão de crédito itaú
  1. Com isso, é só escolher a chave Pix de quem vai receber a transferência (caso seja um contato já salvo) ou então colocar uma chave Pix nova, que pode ser o número do CPF, celular, e-mail, copia e cola, aleatória, QR Code, etc.
fazer pix com cartão de crédito itaú
  1. Depois disso, você deve indicar de onde sairá o valor do pagamento. Então, deverá clicar na terceira opção, “pagar com outra instituição via Open Finance”.
fazer pix com cartão de crédito itaú
  1. A próxima tela pede para que você escolha com qual banco deseja pagar o valor. Nessa, você deve selecionar o de sua preferência – no exemplo, selecionamos um banco fictício, o banco “SemprePay”
itau 6
  1. Com o banco selecionado, o próximo passo é colocar o valor que deseja pagar para a outra pessoa.
itau 7
  1. Depois de inserir o valor, você deverá conferir se todos os dados estão corretos: o valor a ser pago, o tipo de pagamento (via Pix), a data e de qual banco sairá o valor.
itau 8
  1. Após inserir sua senha, o Itaú irá processar sua transferência. Feito isso, irão te redirecionar para o aplicativo do outro banco solicitado, no caso do exemplo, o Banco SemprePay
itau 10
  1. Depois de clicar em “continuar agora”, você irá para o app do outro banco, e lá deverá realizar uma autenticação para que o pagamento seja permitido.
itau 11
  1. Por fim, basta revisar os dados, e se estiver tudo certo, basta confirmar, digitar sua senha, e pronto.
itau 12

Veja contas que possuem Pix com cartão de crédito

Mais informações sobre o Open Finance

Como vimos, não é possível fazer Pix com o cartão de crédito Itaú, nem contratar serviços de crédito para realizar esse serviço. Apesar do banco ter demonstrado o interesse em oferecer esse serviço, até o momento, a ideia não seguiu adiante.

Entretanto, vimos também que o Open Finance se mostra como uma boa função para aqueles que podem não ter o dinheiro na conta Itaú no momento e desejam fazer o pagamento por Pix utilizando o saldo de outra conta, deixando mais fácil de controlar todas as finanças do cliente em um lugar só.

No mais, o cliente que desejar participar do Open Finance pode escolher com quais bancos e instituições quer compartilhar seus dados. A autorização para o acesso vale por 12 meses, mas pode ser alterada a qualquer momento.

Além disso, todo esse processo, desde a implementação do Open Finance até o consentimento do cliente é grátis. Ou seja, você não precisa pagar nenhuma taxa, seja para adesão, seja para realização dos pagamentos, entre outras.

Ainda, ao compartilhar seus dados dos outros bancos com o Itaú, faz com que eles conheçam melhor seu perfil financeiro, e então podem entregar um atendimento mais personalizado. Então, além de ser uma opção para quando você precisar realizar um pagamento, o Open Finance também pode te agregar como consumidor.

Por fim, as informações compartilhadas são as seguintes:

  • Dados pessoais e empresariais: como nome, telefone, CPF
  • Dados transicionais: movimentação da conta corrente, cartão de crédito, histórico de empréstimos, financiamentos e faturamento.

Com esses dados, você já fica apto para fazer um Pix utilizando o saldo de suas outras contas bancárias!

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Agora é possível pagar IPVA, IPTU e multas com Pix

Fernando Américo

Uso do Pix para compras dobra em 2023, aponta estudo do Itaú Unibanco

Guia do Investidor

NOVIDADE: Banco Inter lança pix com cartão de crédito

Lara Donnola

Sem utilidade? Entenda o fim das transferências via DOC

Miguel Gonçalves

Dados do BC indicam ascensão de pagamentos digitais no Brasil

Guia do Investidor

Pix supera R$ 15 trilhões e desafia cartões de crédito em 2024

Miguel Gonçalves

Deixe seu comentário