Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Inflação desacelera em quatro das sete capitais componentes do IPC-S

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

IPC-S da primeira quadrissemana de abril de 2023 variou 0,70% e acumula alta de 3,65% nos últimos 12 meses. Quatro das sete capitais pesquisadas registraram decréscimo em suas taxas de variação.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) apresentou uma desaceleração para 0,70% na primeira quadrissemana de abril, após ter registrado um aumento de 0,74% no mês anterior.

Em relação aos últimos 12 meses, o índice acumulou uma variação positiva de 3,65%, uma queda em relação aos 4,04% registrados no final de março.

Entre as oito categorias de despesas que compõem o índice, quatro apresentaram desaceleração, com destaque para o grupo de Transportes, que passou de +2,82% para 2,27%, puxado pelo licenciamento de IPVA que passou de 3,52% para 1,49%.

Por outro lado, houve aumento nos grupos de Educação, Leitura e Recreação, Alimentação, Vestuário e Despesas Diversas, com destaque para passagem aérea, hortaliças e legumes, roupas femininas e tarifa postal, respectivamente.

Leia mais  Por que a Selic não tem conseguido frear a inflação no Brasil? Especialista explica

Na primeira quadrissemana de abril, o IPC-S sofreu pressões negativas devido a variações negativas em itens como passagem aérea (-9,75% para -7,93%), maçã (-10,82% para -13,62%), batata-inglesa (-13,19% para -11,96%), banana-prata (-8,88% para -8,84%) e cebola (-7,70% para -8,47%).

Em contrapartida, os maiores impactos positivos no indicador foram causados por aumentos em itens como gasolina (8,86% para 7,17%), tarifa de eletricidade residencial (3,30% para 2,76%), aluguel residencial (1,94% para 1,56%), plano e seguro de saúde (1,09% para 1,09%) e licenciamento de veículos – IPVA (3,52% para 1,49%).


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  C6 Bank revisa para cima projeção para o IPCA de 2022
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

PCE: Inflação nos EUA fica em 0,3% em março, como esperado

Paola Rocha Schwartz

Bug no Pix e queda do Dólar no 3º pregão consecutivo: veja o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Desaceleração da inflação: um respiro à economia brasileira

Autor Convidado

BCE: Cortes de juros gera consenso e possui incertezas

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário