Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Inflação pelo IPC-S sobe 0,60% na segunda quadrissemana de maio

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O IPC-S da segunda quadrissemana de maio de 2023 variou 0,60% e acumula alta de 3,54% nos últimos 12 meses. A evolução recente da variação acumulada em 12 meses encontra-se no gráfico do release.

Nesta apuração, dois das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação cuja taxa de variação passou de -1,05%, na primeira quadrissemana de maio de 2023 para -1,90% na segunda quadrissemana de maio de 2023. Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item passagem aérea, cujo preço variou -10,42%, ante -6,36% na edição anterior do IPC-S.

Leia mais  Juros altos e inflação aumentam risco de distratos imobiliários

Também registrou decréscimo em sua taxa de variação o grupo: Saúde e Cuidados Pessoais (1,67% para 1,41%). Nesta classe de despesa, vale destacar o comportamento do item: medicamentos em geral (3,38% para 2,54%).

Em contrapartida, os grupos Transportes (0,36% para 0,63%), Comunicação (0,83% para 1,35%), Habitação (0,50% para 0,60%), Despesas Diversas (0,42% para 0,62%), Vestuário (0,58% para 0,73%) e Alimentação (0,97% para 1,02%) apresentaram avanço em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar os itens: tarifa de ônibus urbano (2,01% para 3,09%), tarifa de telefone móvel (2,27% para 3,74%), taxa de água e esgoto residencial (0,12% para 0,84%), jogo lotérico (3,35% para 6,63%), roupas femininas (0,11% para 0,56%) e hortaliças e legumes (7,14% para 8,37%).


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Petrobras reduz em 10,4% preços de venda de querosene de aviação
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Agência Brasil

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste em abril

Fernando Américo

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

Teremos déficit esse ano e nos próximos

Fernando Américo

Governo argentino corta tarifas para impulsionar indústria automotiva

Rodrigo Mahbub Santana

GWM divulga lançamento de carro a hidrogênio no Brasil em 2025

Márcia Alves

Deixe seu comentário