Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

ITUB4: Perspectiva futura para Itaú é negativa, diz Fitch

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A agência de classificação de risco Fitch atribuiu o rating de longo prazo “AAA (bra)” para o Itaú Unibanco (ITUB4). Entretanto, atribui “BB” nos ratings de inadimplência do emissor, ou IDRs. De acordo com a agência, a perspectiva é estável no primeiro caso e negativa no segundo.

“A Fitch classifique a IUH [Itaú Unibanco Holding] e o Itaú Unibanco de forma consolidada. A análise é baseada nas contas consolidadas do grupo, pois a agência acredita que o risco individual de falhas destas entidades é o mesmo para o grupo e para o banco, tendo em vista seu alto grau de integração operacional e de balanço.”

disse a Fitch.

Dessa forma, os IDRs e os ratings nacionais se movimentam em função do perfil de crédito individual da Holding. Além disso, vale destacar que o rating fica acima dos soberanos do Brasil, que estão em “BB-”. De acordo com a Fitch isso reflete o perfil sólido do grupo, sua força de franquia e a estabilidade de seus resultados. Entretanto, a perspectiva negativa reflete, justamente, o rating não muito agradável do País.

Leia mais  Em dois anos, financiamentos de veículos elétricos e híbridos no Itaú Unibanco crescem 270%

Itaú adquire corretora Ideal

Itaú Unibanco (ITUB4informou há poucos dias que assinou um contrato de compra e venda com a Ideal Holding Financeira. De acordo com a companhia, a operação de aquisição se dará ao longo de cinco anos. Neste primeiro momento, o banco irá adquirir 50,1% do capital social da Ideal por meio de um aporte de R$ 650 milhões. Após cinco anos, os 49,9% remanescentes serão incorporados.

Contudo, o Itaú Unibanco informou que a gestão e a condução dos negócios da Ideal “continuarão autônomas” em relação a ele. Portanto, a corretora continuará atendendo seus clientes e o banco não terá exclusividade na prestação de serviços.

“O investimento na Ideal reforça o compromisso do Itaú Unibanco com os seus clientes em busca de soluções transformadoras em um mercado em franca expansão, permitindo ampliar a oferta de produtos e serviços nos canais mais convenientes a cada perfil de cliente e desenvolvimento sustentável de negócios.”

disse o Itaú em fato relevante.

De acordo com o Itaú, a aquisição reforça seu ecossistema de investimento por quatro motivos. O primeiro deles é ganhar a expertise dos profissionais da Ideal, que tem reconhecimento pela “alta capacidade de inovar nesse setor”. Além disso, o segundo deles é a oferta de produtos e serviços financeiros (Broker as a Service) em um modelo B2B2C através de uma plataforma white label. O terceiro deles diz respeito à aceleração da entrada de novos agentes autônomos de investimento no mercado. E, por fim, a aquisição permite o “aperfeiçoamento na distribuição de produtos de investimentos para clientes pessoas físicas”.

Leia mais  XP? Nubank? O melhor banco para 2024 é o Itaú

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Mercado reage a sinais de desaceleração nos EUA

Rodrigo Mahbub Santana

Mercado Oscila: alta do minério impulsiona Vale e Fusão Azul-Gol avança

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar atinge máxima em seis meses com tensões no Oriente Médio

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú quase desbanca Petrobrás em pagamento de dividendos

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú estreia filme criado e dirigido por Madonna por cachê de R$ 60 mi

Márcia Alves

Deixe seu comentário