Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Juros futuros disparam após críticas do presidente Lula à independência do Banco Central

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A reação do mercado financeiro após as críticas do presidente Lula (PT) à independência do Banco Central (BC) e à meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) não foi muito boa.

Lula questionou a finalidade de um BC independente “se a inflação e taxa de juros estão do jeito que estão” e afirmou que a meta de inflação para este ano é exagerada e obriga a um “arrocho” na economia com aumento da taxa de juros.

Como resultado, os juros futuros, que representam a expectativa do mercado sobre a taxa de juros entre o dia da negociação e uma data futura, dispararam e houve ajuste para cima das taxas até 2026.

A Bolsa de Valores também registrou aumento do dólar em 1,18% na abertura e fechamento instável. Houve também queda do Ibovespa futuro em 11%.

O dólar à vista exibia alta de mais de 1% ante o real nos primeiros negócios desta quinta-feira (19), após críticas do presidente.

Leia mais  Ex-presidente do BC critica Governo: "Fiscal está ruim e arcabouço não é solução"

No exterior, a moeda norte-americana se enfraquecia ante uma cesta de moedas fortes, mas avançava frente algumas das principais dívidas emergentes.

Às 9h14 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 1,48%, a R$ 5,2379 na venda.

No fechamento, o dólar comercial encerrou vendido a R$ 5,171, com alta de 0,16%.

A divisa acumula queda de 2,06% em 2023. Apesar do recuo de hoje, a moeda norte-americana sobe 1,27% na semana.

O Ibovespa operou o dia sem tendência definida.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Banco Central se reúne para definir sobre juros: analistas comentam expectativa
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Greve do Ibama está afetando toda a economia

Rodrigo Mahbub Santana

Sem orçamento, PIX pode parar de funcionar: entenda

Paola Rocha Schwartz

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar em Queda: Petrobras e apetite por risco impulsionam o Real

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário