Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Limite de dívida dos EUA atingido: o governo começa a usar manobras contábeis para pagar contas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Na quinta-feira (19), os Estados Unidos atingiram seu limite de dívida, o que levou o Departamento do Tesouro a começar a usar manobras contábeis para garantir que o governo federal possa continuar pagando suas contas.

A secretária do Tesouro, Janet Yellen, enviou uma carta ao Congresso pedindo que os legisladores aumentem ou suspendam o limite para que o governo continue cumprindo seus compromissos financeiros.

Este marco é o resultado de décadas de cortes de impostos e aumento dos gastos do governo. No entanto, em um momento de intenso partidarismo e governo dividido, isso também é um alerta para as batalhas acirradas que deverão dominar Washington e poderão terminar em choque econômico.

Os recém-empoderados deputados republicanos prometeram que não aumentarão o limite de empréstimos novamente, a menos que o presidente Joe Biden concorde com cortes drásticos nos gastos federais.

Biden, por sua vez, disse que não negociará condições para aumentar o limite da dívida, argumentando que os legisladores devem elevar o limite sem restrições para cobrir os gastos autorizados por congressistas anteriores.

Leia mais  Biden pode emitir ordem executiva com novos limites para investimentos americanos na economia chinesa

Autoridades do Tesouro estimam que as medidas que começaram a usar na quinta permitirão ao governo continuar pagando funcionários federais, provedores de Medicare, investidores que detêm dívidas dos EUA e outros destinatários de dólares federais pelo menos até o início de junho.

No entanto, economistas alertam que o país corre o risco de uma crise financeira e outras dificuldades econômicas imediatas se os legisladores não aumentarem o limite antes que o Departamento do Tesouro esgote sua capacidade de ganhar tempo.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Dólar em alta com novos casos COVID e tensões EUA-China

Leia mais

Tik Tok já foi banido nos Estados Unidos? Entenda

Paola Rocha Schwartz

Corrupção na Petrobras sob Lula e Dilma é investigada pelos EUA

Rodrigo Mahbub Santana

Rombo Fiscal Americano pode ultrapassar o da Itália, aponta FMI

Mateus Sousa

DIs caem apesar de feriado nos EUA e IBC-Br acima do esperado

Guia do Investidor

Inflação ao produtor nos EUA surpreende e sob e acima do esperado

Guia do Investidor

Putin elogia Biden e diz preferir atual presidente americano

Guia do Investidor

Deixe seu comentário