Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Livre comércio automotivo: Brasil e Argentina fecham acordo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Livre comércio automotivo: Conforme as últimas notícias o Brasil e a Argentina assinaram um acordo de livre comércio automotivo. Desse modo, esse tratado permitirá o comércio dos bens automotivos sem a imposição de condições.

Nesse sentido, o acordo foi assinado pelo ministro do Brasil e também pelo da Argentina, trazendo assim benefícios para ambos. Então, essa liberação completa deverá ocorrer somente em meados de 2029.

Brasil e Argentina assinam acordo de Livre comércio

De acordo com as informações divulgadas, o Brasil e a Argentina assinaram um acordo de livre comércio automotivo. Dessa forma, esse tratado vai sofrendo aumentos gradativamente até alcançar o grau definitivo.

Além disso, os efeitos causados por esse tratado serão:

  • Volumes intercambiais obterão aumento
  • Ausência de cobrança nas tarifas
  • Remoção das condições
Leia mais  Confiança do Comércio sobe 6,9 pontos em junho

Assim, a conclusão das negociações ocorreu no mês de setembro e foi assinada pelos ministros dos dois países. Anteriormente esses acordos possuíam sua renovação realizada de forma periódica.

Contudo, esse novo documento não possui validade e o acordo completo deverá acontecer até 2029. De fato, os produtos do ramo automotivo são metade do comércio que ocorre entre o Brasil e a Argentina.

Pois, somente no ano de 2018 as exportações alcançaram a marca dos US$ 7,5 bilhões. Então, o acordo visa trazer uma maior segurança na área jurídica e maior previsibilidade nos investimentos.

Além disso, esse tratado trará benefícios como a adequação ao Mercosul, onde os produtos não possuem tarifas. Ou seja, todos sairão beneficiados com essa negociação que trará bons frutos futuramente.

Certamente essa abertura da economia do Brasil aumentará a competitividade, enquanto ajuda o país a crescer. Pois, novas reformas irão ocorrer e os acordos bilaterais terão maior crescimento.

Com toda a certeza serão gerados novos empregos e com isso as economias dos dois países obterão resultados positivos. Portanto, esse acordo assinado pelo Brasil e a Argentina auxiliará o setor automotivo de ambos os lados.

Leia mais  Investimento no setor de infraestrutura deve crescer 11,1% no Brasil este ano, segundo projeção

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter  e fique por dentro de as nossas atualizações! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Renner abre quatro novas lojas em Abril

Márcia Alves

Bradesco reporta queda de 1,6% em seu lucro líquido no 1T24

Márcia Alves

Reoneração da folha passa a valer de forma oficial

Márcia Alves

Não há razões para melhora da perspectiva do Brasil, diz chefe da Austin

Márcia Alves

CSN Cimentos avança na aquisição da InterCement

Rodrigo Mahbub Santana

A Vale faz anúncio sobre o processo de sucessão de novo CEO

Márcia Alves

Deixe seu comentário