Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Lula opta por aumento do preço dos combustíveis já em 1º de janeiro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou que a volta de tributos federais sobre combustíveis pode elevar em até R$ 0,69 o preço da gasolina por litro já a partir de 1º de janeiro de 2022. A declaração ocorre após a indicação de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva não pretende prorrogar o corte dos impostos federais sobre combustíveis.

A desoneração dos combustíveis, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, foi responsável por ajudar a conter o preço da gasolina, mas tem validade até 31 de dezembro de 2022. Caso uma medida provisória não seja editada, o preço da gasolina, do diesel, do etanol e do gás de cozinha pode sofrer alta já em 1º de janeiro de 2023.

Leia mais  Imposto de Renda 2024 isenção: confira a nova faixa

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Sachsida explicou que, por determinação do novo governo, não será possível editar uma medida provisória prorrogando a isenção de PIS e Cofins sobre combustíveis. Segundo ele, Lula optou por aumentar os preços dos combustíveis a partir de 1º de janeiro de 2023 como parte de um modelo de maior gasto público, conhecido como PEC da gastança. Para cobrir esses gastos, será necessário arrecadar mais, o que pode ser feito por meio do aumento dos tributos sobre combustíveis.

A decisão de aumentar os impostos sobre combustíveis pode ter impactos significativos na economia do país, uma vez que a gasolina é um produto amplamente utilizado por indústrias, transportadores e consumidores em geral. É importante que o governo e os setores envolvidos trabalhem juntos para encontrar soluções que minimizem os impactos negativos desse aumento para a população e a economia.


Leia mais  Brasil só crescerá novamente em 2022, segundo economistas
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo argentino corta tarifas para impulsionar indústria automotiva

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras: conselho aprova a distribuição de dividendos

Rodrigo Mahbub Santana

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Greve do Ibama está afetando toda a economia

Rodrigo Mahbub Santana

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar em Queda: Petrobras e apetite por risco impulsionam o Real

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário