Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Lula quer BNDES financiando “poupança conjunta” da América Latina

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Lula defende a criação de uma poupança regional na América do Sul, utilizando o BNDES, e uma moeda unificada no Mercosul.

Durante a reunião de cúpula dos líderes sul-americanos no Palácio Itamaraty, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs a utilização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para criar uma poupança regional destinada ao desenvolvimento econômico e social.

Lula também reiterou a ideia de criar uma moeda unificada no Mercosul, a fim de aprofundar a “identidade sul-americana” na área monetária. Ele argumentou que a integração sul-americana é vital para o fortalecimento da unidade latino-americana e caribenha.

Lula Apresenta Propostas de Integração Econômica na América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu a utilização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para auxiliar na criação de uma poupança regional. Esta proposta foi apresentada durante a reunião de cúpula dos líderes sul-americanos realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Além da ideia da poupança regional, Lula também propôs a criação de uma moeda unificada no Mercosul. O presidente argumentou que esta medida ajudaria a aprofundar a “identidade sul-americana” na área monetária, reduzindo a dependência de moedas extrarregionais.

Leia mais  Crise na Argetina: peso caiu 45% em 2018 e juros subiram

Lula também defendeu a implementação de iniciativas de convergência regulatória, facilitando trâmites e desburocratizando procedimentos de exportação e importação de bens.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Ele reiterou que a integração sul-americana é essencial para o fortalecimento da unidade da América Latina e do Caribe, e que novas iniciativas precisam ser tomadas para aumentar a atividade da reunião de países.

Leia mais  Economista indicado por Lula para Petrobras é contra dividendos e diz que estatal não pode ser chamada de empresa brasileira

O presidente lembrou que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) permitiu aos países se conhecerem melhor e consolidar laços por meio de amplo diálogo político que acomodava diferenças e permitia identificar denominadores comuns.

Segundo Lula, essa integração contribuiu para ganhos comerciais importantes, formando uma robusta área de livre-comércio, cujas cifras alcançaram valor recorde de US$ 124 bilhões em 2011.

A proposta de Lula para os líderes presentes na reunião incluiu a utilização de bancos de desenvolvimento como a CAF, o Fonplata, o Banco do Sul e o BNDES para mobilizar a poupança regional, a criação de uma unidade de referênciacomum para o comércio, a implementação de iniciativas de convergência regulatória e a ampliação dos mecanismos de cooperação de última geração que envolvem serviços, investimentos, comércio eletrônico e política de concorrência.

Além disso, ele sugeriu a atualização da carteira de projetos do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan), reforçando a multimodalidade e priorizando projetos de alto impacto.

Lula argumentou que essas medidas ajudariam a fortalecer a América do Sul, ampliando as possibilidades de afirmar, no plano internacional, uma identidade latino-americana e caribenha.

Segundo ele, a integração sul-americana depende do sentimento de pertencimento a uma mesma comunidade e de iniciativas que fortaleçam essa identidade.

As propostas de Lula representam uma visão de integração e cooperação regional mais profunda, com um foco especial na promoção do desenvolvimento econômico e social por meio da mobilização de recursos regionais. A ideia de uma poupança regional, apoiada pelo BNDES e outros bancos de desenvolvimento, poderia fornecer uma base financeira sólida para iniciativas de desenvolvimento regional.

Leia mais  Lula tenta esconder presentes recebidos em 2023: entenda

Além disso, a proposta de uma moeda unificada no Mercosul poderia ajudar a aprofundar a integração econômica na região e reduzir a dependência de moedas extrarregionais.

No entanto, a realização dessas propostas dependerá da vontade política dos líderes sul-americanos e de uma cooperação eficaz entre os países da região. A experiência passada da Unasul mostra que a integração regional pode trazer benefícios econômicos significativos, mas também requer um diálogo político amplo e a acomodação de diferenças entre os países.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

FMI piora previsão fiscal do Brasil, vê alívio após governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Greve do Ibama está afetando toda a economia

Rodrigo Mahbub Santana

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar em Queda: Petrobras e apetite por risco impulsionam o Real

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário