Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Meirelles defende independência do BC em definição da Taxa Selic

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Henrique Meirelles aponta a importância da autonomia do BC para decidir sobre a taxa Selic baseando-se em seus próprios cálculos.

O ex-presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, argumenta que a independência do BC é essencial para definir a taxa Selic. Em entrevista ao Estadão, Meirelles considerou prematuro prever se haverá ou não uma queda da Selic e em qual reunião do Copom isso ocorreria.

Ele acredita que essa decisão será baseada nas projeções que o próprio BC fará, levando em consideração uma série de fatores, além da inflação corrente. Ele destacou que o BC precisa fazer o que seus cálculos indicarem necessário.

BC Independente Deve Seguir seus Próprios Cálculos, Diz Meirelles

Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central (BC), defendeu a independência da instituição em decidir sobre a taxa Selic, apesar das críticas dirigidas ao atual presidente, Roberto Campos Neto. Em uma entrevista ao Estadão, Meirelles ressaltou que o BC deve fazer o que seus cálculos indicarem necessário.

De acordo com Meirelles, é prematuro dizer se haverá uma queda da Selic e em qual reunião do Copom isso ocorrerá. “Isso será demonstrado pelas projeções que o próprio BC vai fazer.

Leia mais  Copom deve mostrar cautela e manter taxa Selic em 13,75% ao ano

O BC vai levar em conta todos os fatores e não só a inflação corrente, mas também os relacionados ao valor da moeda, fatores de risco e mesmo as expectativas de inflação, além da trajetória fiscal. Vamos aguardar.”, disse.

Para Meirelles, manter a meta de 3% na próxima reunião do CMN é a decisão mais adequada no momento atual. Ele ainda ressaltou a melhora da perspectiva de rating do Brasil pela S&P como um resultado “extremamente positivo” do bom funcionamento institucional do país.

Ele pontuou que a ação do Poder Executivo em enviar uma proposta de arcabouço fiscal ao Congresso, bem como a rigorosa política monetária do BC, estão colaborando para controlar a inflação e as expectativas para este ano, sem prejudicar o crescimento.


Leia mais  Selic a 13,75% ao ano, em que investir?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Queda do dólar e aumento do estoque de crédito: confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Sem orçamento, PIX pode parar de funcionar: entenda

Paola Rocha Schwartz

BC anuncia mudança para resgates acima de R$100

Rodrigo Mahbub Santana

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário