Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Minas volta a liderar geração distribuída de energia solar

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Minas Gerais retomou a liderança na geração distribuída de energia solar no ranking brasileiro. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o estado alcançou 2,98 gigawatts (GW) de potência em junho deste ano, contra 2,97 GW de São Paulo, que caiu para a segunda posição.

“Esta é uma grande notícia para Minas Gerais, dentro dessa disputa saudável com São Paulo pela liderança na geração de energia solar. O resultado mostra que as pessoas continuam acreditando que o investimento vale a pena e que nós estamos sempre atentos ao que acontece no setor”, diz Bruno Catta Preta, diretor de relações institucionais da Genyx e coordenador da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) em MG.

Leia mais  AES Brasil (AESB3) fecha contrato com a Microsoft para fornecimento de energia limpa por 15 anos

A geração distribuída vem de pequenas unidades de até 5 MW instaladas em casas, empresas e condomínios. Em Minas Gerais, são 853 municípios com estações. Em São Paulo, que era líder no ranking desde abril, são 645.

O estado conquistou a liderança após a retomada, pela Cemig, das análises para novas instalações de energia solar, principalmente no Norte. As ligações ficaram suspensas entre dezembro de 2022 e maio deste ano.

“Essa suspensão das ligações resultou não apenas na liderança do ranking, mas também no fechamento de várias empresas, principalmente no Norte de Minas. Agora, com a retomada, rapidamente o estado recuperou a ponta. Novos projetos continuam sendo anunciados todos os meses, colocando Minas Gerais no caminho para se tornar um dos polos mundiais de produção de energia limpa”, diz

De acordo com o deputado estadual Gil Pereira (PSD-MG), o impasse entre os investidores da micro e minigeração de energia solar fotovoltaica ameaçava inviabilizar o funcionamento de cerca de 400 empresas e de acabar com aproximadamente 4 mil postos de trabalhos no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas.

“A energia solar é uma importante fonte de eletricidade e um dos pilares para o desenvolvimento sustentável, principalmente em regiões isoladas. O Brasil, por sua posição geográfica e condições climáticas, pode se tornar uma verdadeira potência energética. Atualmente, estamos na oitava posição no ranking mundial, e essa disputa saudável entre Minas e São Paulo certamente vai ajudar o país a alcançar os países que estão à nossa frente nessa corrida”, afirma Catta Preta.

Leia mais  "Estamos jogando fora boa parte da produção de energia", diz especialista

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Energia Solar alcança 2 milhões de residências no Brasil

Paola Rocha Schwartz

Vale presta esclarecimentos sobre Barragem Forquilha III

Márcia Alves

Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada

Guia do Investidor

Energia solar fica 31% mais barata com queda de preços de equipamentos

Guia do Investidor

SNELL11: FII de Energia Solar estreará na B3 nesta quinta

Guia do Investidor

“Estamos jogando fora boa parte da produção de energia”, diz especialista

Guia do Investidor

Deixe seu comentário