Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Nova Nota Fiscal Eletrônica: municípios não se adaptam ao padrão nacional

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) decidiu prorrogar, no início deste mês, o prazo para que Microempreendedores Individuais (MEI) prestadores de serviços se adequem ao novo processo de emissão de Notas Fiscais de Serviço no padrão nacional. A obrigatoriedade passa a valer a partir do dia 1º de setembro deste ano. O Governo Federal não divulgou o motivo do adiamento, mas para Kályta Caetano, head de Contabilidade da MaisMei, plataforma especializada na abertura e gestão de MEIs, o baixo número de municípios conveniados à nova plataforma pode ser uma das razões.

“Essa possibilidade (de adiamento) era esperada pois, até o dia 23 de março, apenas 256 prefeituras haviam concretizado o convênio e já estavam participando da plataforma NFS-e, segundo dados do próprio Governo. É um número relativo baixo se considerarmos que o Brasil possui 5.568 municípios e que a mudança de plataforma tem o intuito de justamente desburocratizar o serviço em todos eles”, afirma.

Apesar do adiamento, a emissão já pode ser feita, nos novos moldes, pelo Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e aplicativo “NFSe Mobile”. Vale lembrar que as prefeituras que possuem infraestrutura própria podem manter seus sistemas, porém devem realizar a integração dos dados ao Ambiente de Dados Nacional (ADN) via API. Dessa forma, poderão acessar e emitir, seguindo o padrão nacional, as notas emitidas localmente pelos MEIs.

Leia mais  Venda de usados na internet poderá ser taxado

Ainda de acordo com Kályta Caetano, o novo padrão representa um salto em produtividade para os mais de 14 milhões de microempreendedores individuais.

“Em municípios não conveniados, era comum os microempreendedores perderem tempo em filas e, muitas vezes, terem que se deslocar várias vezes por conta do desencontro de informações e falta de transparência dos documentos necessários para regularizar a emissão de notas fiscais. A nova resolução democratiza e acelera esse processo”, explica.​


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  MEI será obrigado a emitir nota fiscal eletrônica: entenda nova regra
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

MEI será obrigado a emitir nota fiscal eletrônica: entenda nova regra

Fernando Américo

Banco digital Linker inova com funcionalidade de Emissão de Nota Fiscal de Serviço

Guia do Investidor

Caixa empresta dinheiro para Estados e Municípios

Diego Marques

Venda de usados na internet poderá ser taxado

Diego Dias

Deixe seu comentário