Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

O atual momento do mercado de investimentos: o que a pós pandemia traz para os investidores?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Por Itali Collini, economista, Investidora Anjo e diretora da Potencia Ventures.

O mundo continua enfrentando a crise pós covid e, de acordo com levantamento do Fórum Econômico Mundial, 63% dos economistas chefes esperam uma recessão global em 2023, puxada principalmente pela Europa, Estados Unidos e América Latina.

O Banco Mundial previu um crescimento médio do PIB de 1,7 %, o ritmo mais lento fora das recessões de 2009 e 2020 desde 1993.

No geral, as tendências macroeconômicas podem ter um impacto significativo no investimento de capital de risco, influenciando tanto o nível de atividade quanto os tipos de startups que recebem financiamento.

Quando a economia está crescendo e há ampla liquidez no mercado, a atividade de capital de risco tende a aumentar. Isso ocorre porque os investidores estão mais dispostos a assumir riscos e investir em startups de alto potencial e alto crescimento em setores mais relacionados ao consumo, como bens de consumo.

Leia mais  O que fazer com os investimentos após queda da Selic?

Por outro lado, durante uma recessão, a atividade de capital de risco tende a diminuir, pois os investidores se tornam mais avessos ao risco e procuram investimentos mais seguros e com característica anticíclica, como saúde e educação.

Esses setores mais essenciais são também foco de atenção para os investidores de impacto social, pois concentram hiatos de desigualdade que tendem a aumentar, como foi o caso da educação básica no Brasil durante a pandemia.

Enxergo esse momento atual de recessão como uma oportunidade incrível para olhar o investimento de impacto como alavanca de três coisas: retorno ao investidor, crescimento econômico e progresso social. 


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Marcação a mercado na renda fixa: o que vai mudar?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar opera em baixa

Rodrigo Mahbub Santana

Investidores e Gestores perdem otimismo em relação ao Brasil

Paola Rocha Schwartz

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Ações da empresa de Trump continuam em queda

Rodrigo Mahbub Santana

Qual a melhor casa de análise? Ranking Melhores Casas de Análise 2024

Victor Rodrigues

Sondagem mostra piora na avaliação do Governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário