Guia do Investidor
Free Identidade CPF RG Documento Digital
Notícias

Punições por descumprimento do LGPD aumentam quase 5x

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em agosto de 2020, e em 2021, seu primeiro ano completo, obteve 274 decisões judiciais punitivas pelo descumprimento da legislação. Em 2023, esse número saltou para 1.206, de acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) em parceria com o Jusbrasil.

A LGPD foi criada para incentivar a proteção de dados nas organizações, como resposta à problemática mundial de vazamento de dados. Em consonância com esse objetivo, a organização sem fins lucrativos International Organization for Standardization (ISO) desenvolveu a norma ISO/IEC 27001 – Sistema de Gestão de Proteção de Dados.

O texto aborda requisitos para a implementação, operação, monitoramento, revisão, manutenção e melhoria de Sistemas de Gestão da Segurança da Informação (SGSI). Os requisitos são adaptáveis, permitindo que as organizações ajustem e moldem o SGSI de acordo com suas necessidades específicas.

Leia mais  LGPD: um pagar para ver que pode sair caro

“A implementação da norma não garante 100% de adequação à LGPD, mas é um instrumento importante para isso. A ISO/IEC 27001 exige uma melhoria contínua da organização, que necessita de constantes autoanálises, identificando falhas na segurança de dados de maneira mais fácil e corrigindo-as”, destaca Adriano Marcon Duarte, vice-presidente de Sistemas e Pessoas da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).

As organizações que buscam implementar e obter a certificação com a ISO/IEC 27001 devem iniciar o processo com o comprometimento da organização e de sua alta direção, seguido pela análise de contexto e avaliação de riscos para identificar ameaças e vulnerabilidades. Quando há requisitos em não conformidade com a norma, é necessário implementar ações corretivas e, quando tudo estiver de acordo, um organismo certificador independente realizará auditorias para emitir o certificado.

“A LGPD impõe penalidades para o não cumprimento, desde multas até o fechamento dos estabelecimentos. A tendência é que a fiscalização continue crescendo, e para a continuidade do negócio, é essencial levar a sério e se adequar a essa lei”, conclui Marcon Duarte.

Leia mais  LGPD: Multas e sanções já estão valendo e podem ser retroativas

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  LGPD impacta a estratégia de negócios de todas as empresas
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

LGPD: um pagar para ver que pode sair caro

Autor Convidado

LGPD: Multas e sanções já estão valendo e podem ser retroativas

Guia do Investidor

LGPD impacta a estratégia de negócios de todas as empresas

Guia do Investidor

Deixe seu comentário