Continua após o anúncio
Muitos investidores montam carteiras com o objetivo de obter uma renda passiva. Ou seja, investem em produtos que garantem o pagamento periódico de algum tipo de rendimento, seja por meio de dividendos ou juros de aplicações. Ao investir no exterior, em dólar, os ganhos podem ser potencializados.
“O momento é oportuno para quem pensa em montar uma renda passiva em dólar, já que nossa projeção é que a moeda americana vai se fortalecer”, afirma Larissa Frias, planejadora financeira do C6 Bank.
Segundo projeções da equipe econômica do C6 Bank, o dólar deve fechar o ano em R$ 5,30, subindo para R$ 6 ao final de 2024. Entre os motivos está a redução da diferença entre os juros americano e o brasileiro, a elevação da dívida pública brasileira e o dólar global fortalecido.
Confira abaixo quais são as possibilidades de investimento no exterior para ganhar renda passiva em dólar.
Renda variável: REITs e ações
Uma das opções são os REITs, sigla para Real Estate Investment Trusts. REITs são ativos imobiliários, assim como os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) brasileiros. Eles se diferenciam dos fundos porque são empresas, com conselho e diretorias próprios, por exemplo.
“Há vários setores de ativos imobiliários, assim como temos no Brasil, e cada um tem sua média de dividendos pagos e a sua frequência de pagamentos”, explica Larissa Frias.
O mais comum é encontrar REITs que pagam dividendos trimestralmente, mas também é possível encontrar opções que paguem mensal e semestralmente.
Outra opção de renda variável são as ações. “Com ações é necessário ter mais atenção, porque pode ter menos frequência de pagamento de dividendos e oscilação maior de valores, mas também é possível montar uma carteira de ações que pagam bons dividendos com boas empresas”, afirma a planejadora financeira. O investidor deve ficar atento porque as empresas americanas não são obrigadas a distribuírem dividendos como as brasileiras, portanto, é importante pesquisar quais pagam.
Os dividendos nos Estados Unidos, diferentemente do Brasil, são tributados. Em caso de ações, o valor de Imposto de Renda pode chegar a 30%.
Renda fixa: Treasuries e bonds coorporativos
No mercado americano, o investidor tem a opção de investir em Treasures ou bonds corporativos, ambos títulos de renda fixa. Os Treasuries funcionam como os títulos do Tesouro Direto brasileiro, em que o investidor empresta dinheiro para o governo, neste caso, o americano. Os juros que o Treasuries remunera, também chamado de cupons, são pagos semestralmente.
Já nos bonds corporativos, existem diferentes prazos para pagamento, dependendo do título e do emissor. “O investidor consegue se planejar aplicando em bonds corporativos diferentes para receber, por exemplo, uma renda todos os meses”, indica Larissa Frias.
Como investir
Para qualquer tipo de investimento no mercado americano, tanto de renda fixa quanto variável, é necessário abrir conta em uma corretora ou em um banco com acesso a ativos internacionais.
No C6 Bank, os clientes podem investir em ativos internacionais por meio do C6 Global Invest, a conta de investimentos com saldo em dólar fornecida por sua agência no exterior. Tudo é feito diretamente pelo aplicativo.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.