Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Selic: Taxa Selic pode chegar a 2,75% em 2020

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A taxa Selic hoje está em 3,75% ao ano, vale lembrar que este é o menor patamar da história. Nesta semana o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tem reunião marcada que pode anunciar uma nova redução da taxa básica de juros (Selic).

Alguns analistas acreditam que a redução será de 0,5 ponto percentual. Para a próxima reunião, em junho, a estimativa é de nova redução e que a taxa no final do ano seja de 2,75%.

De acordo com alguns analistas, mesmo com a taxa básica de juros (Selic) registrando o menor valor da história, novas reduções não deverão ter grande impacto economico, para eles, os spreads não caem tanto quanto se observa na taxa básica, ainda mais com o governo zerando o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para os empréstimos.

Leia mais  Ibovespa opera em leve alta em dia de Copom; Marfrig dispara

Dorgilan Cruz, o economista e presidente do Conselho Regional de Economia do Piauí, explicou para o portalR7 que a Selic menor pode aquecer a economia e a produção, funcionando como um “termômetro” do valor dos juros bancários para a sociedade. “Quanto mais alta for a taxa, mais caros ficam os créditos e financiamentos. Com a redução, torna-se mais fácil conseguir créditos”, disse ele.

Para ele, o governo com a intenção de aquecer a produção e o consumo das famílias deverá reduzir ainda mais neste ano a taxa Selic. Mas ele alerta que, para que se tenha um resultado positivo e haja um aumento da produção e do consumo das famílias, os bancos públicos e privados tambem precisam reduzir os juros bancários.

Selic

A Selic é a taxa básica de juros da economia do país, essa taxa é utilizada como base para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. A Taxa Selic é obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras.

Leia mais  Banco Central dos Estados Unidos eleva juros em 0,5%

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Independência do Banco Central é garantia para investidores e mercado internacional, diz especialista
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Feriado de 1º de Maio paralisa bancos; serviços retomam dia 2

Rodrigo Mahbub Santana

Imposto de Renda: 10 erros para cair na malha fina

Guia do Investidor

Mais de 40% dos brasileiros já entregaram a declaração do IRPF

Guia do Investidor

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Sem orçamento, PIX pode parar de funcionar: entenda

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário