Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Selic deve cair em Agosto, projeta ABBC

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A ABBC – Associação Brasileira de Bancos projeta a manutenção da taxa Selic em 13,75% a.a. na próxima reunião do Copom, a ser realizada nos dias 20 e 21 de junho. Porém, acredita que o afrouxamento da política monetária possa ser iniciado a partir da reunião de agosto.

“Apesar da evolução favorável nas premissas e hipóteses para o cenário econômico, entendemos que a Selic deva ser mantida em 13,75% a.a.. Mas o cenário prospectivo abre espaço para que o Copom sinalize o início do ciclo de cortes já a partir da reunião de agosto”, avalia Everton Gonçalves, superintendente da Assessoria Econômica da ABBC

Essa avaliação seria sustentada pela conjunção de uma série de fatores benignos para a dinâmica inflacionária, como: a redução da pressão nas medidas subjacentes, a deflação nos preços de atacado, a forte queda na inflação implícita nas negociações dos títulos públicos, a redução dos preços das commodities internacionais em reais, a desaceleração na concessão doméstica de crédito e a subestimação do indicador da taxa de desemprego por causa da redução da taxa de participação indicando uma pressão maior no mercado de trabalho. Por fim, a surpresa positiva do PIB no 1º trimestre não adveio da absorção doméstica, mas fundamentalmente da performance do setor agropecuário.

Leia mais  Os juros altos chegaram para ficar? É o que indica o Copom

Para o superintendente da ABBC, com o arrefecimento das discussões sobre a alteração das metas inflacionárias, seria interessante que o comitê traga a sua interpretação acerca da evolução das expectativas e o seu papel no ritmo da desinflação. Ainda, um maior detalhamento possível das premissas adotadas no cálculo das projeções dos cenários adotados poderia reduzir as assimetrias entre as expectativas de mercado e os números apurados pelo Copom.

“Quanto maior transparência nas variáveis adotadas e aspectos considerados, maior será a previsibilidade na evolução da política monetária, mitigando a volatilidade na estrutura a termo da taxa de juros, o que, pelo nosso entendimento, seria positivo na suavização das flutuações do nível de atividade econômica.”


Nos siga no Google News
Leia mais  Copom deve sinalizar redução da selic em agosto, afirma estrategista

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Polêmica no BC: Interpretação Política e incerteza econômica

Paola Rocha Schwartz

Dólar dispara com aversão ao risco pós decisão dividida do Copom

Paola Rocha Schwartz

Selic cai para 10,5% ao ano, com corte menor

Márcia Alves

Ibovespa cai levemente; governo propõe medidas para crise no RS

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras atualiza valor dos dividendos extraordinários por ação

Paola Rocha Schwartz

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário