Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Trabalhador poderá usar FGTS para comprar ações da Eletrobras (ELET3; ELET6)Saiba se vale a pena

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Educador financeiro do C6 Bank diz que aplicar o FGTS em ações da estatal faz sentido para quem mira ganhos no longo prazo

Trabalhadores com recursos no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) poderão utilizar até 50% desse saldo para comprar ações da Eletrobras no processo de privatização da empresa. A compra será feita por meio dos FMP-FGTS (fundos mútuos de privatização), como já foi feito anteriormente nas vendas de ações da Petrobras e Vale.

Mas será que vale a pena usar o saldo do FGTS para comprar ações da Eletrobras? Para Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank, essa é uma ótima oportunidade para realocar o dinheiro do FGTS, que rende muito pouco, e colocá-lo em um investimento de renda variável.

“Usar o FGTS para investir é uma ótima ideia. O FGTS é dinheiro de longo prazo, sem liquidez. É um recurso que tem a finalidade de oferecer garantia no futuro, mas que rende muito pouco como renda fixa. Se não vai usar o saldo para comprar um imóvel e pode investir pensado em longo prazo, o trabalhador tem uma opção melhor que é aplicar na renda variável”

Afirma Liao.

Hoje, o saldo do FGTS rende TR mais 3% ao ano, muito abaixo da inflação – que está acumulada em 12,13% nos últimos 12 meses – e de vários outros produtos de investimento. O dinheiro do FGTS não pode ser sacado a qualquer momento, exceto nas regras previstas em lei (demissão por justa causa, compra da casa própria, aposentadoria, doenças graves).

Ao liberar o FGTS para compra de ações da Eletrobras, o governo dá ao trabalhador a opção de usar esse recurso em um investimento de renda variável. Diferentemente do FGTS, em que o trabalhador já sabe quanto terá de rendimento ao ano, essa certeza não existirá na compra de ações da Eletrobras – a rentabilidade depende da valorização dos papéis no mercado.

Leia mais  Eletrobras (ELET3) responde notícia sobre proposta de privatização

O educador financeiro do C6 Bank diz que foi uma das milhares de pessoas que usou seu FGTS para comprar ações da Vale, em 2002.

“Se olharmos para o passado, as pessoas que usaram o saldo do FGTS para comprar ações da Petrobras ou Vale e não precisaram sacar no curtíssimo prazo saíram ganhando.”

Desde agosto de 2000, um dos principais fundos mútuos de privatização da Petrobras já se valorizou 1.343%. No mesmo período, o FGTS acumulou uma alta de 152,7%.

A valorização de um dos principais fundos mútuos da Vale desde março de 2002 foi ainda maior: 2.666%. No mesmo período, o FGTS rendeu 133,4%.

Mas nem sempre a rentabilidade desses fundos mútuos foi bom negócio. Em janeiro de 2016, por exemplo, os papéis das duas companhias tombaram forte.

“Renda variável é um investimento de longo prazo. Oscilações no meio do caminho são comuns. Para o investidor que não quer se sujeitar a riscos ou pensa em usar o FGTS no curto prazo, talvez seja bom repensar a ideia de aplicar em ações”

Diz Liao.

Vale lembrar que não é porque o FGTS está aplicado em um fundo mútuo que ele pode ser usado a qualquer momento. O dinheiro do FGTS que for aplicado em ações da Eletrobras só pode ser sacado nas condições permitidas em lei.

Leia mais  Regras estáveis do FGTS asseguram oferta de imóveis populares

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Nubank permite antecipação do Saque-Aniversário do FGTS

Rodrigo Mahbub Santana

Guide Investimentos altera sua carteira de dividendos para Maio

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras: acionistas elegem novos membros do CA

Rodrigo Mahbub Santana

Saque-Aniversário do FGTS em Abril: como aderir antecipar?

Guia do Investidor

Como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda?

Guia do Investidor

Dólar atinge máxima em seis meses com tensões no Oriente Médio

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário