Guia do Investidor
image 25
Notícias

12,7 milhões já receberam restituição do Imposto de Renda. Saiba se é melhor gastar, investir ou pagar dívidas

A Receita Federal pagou na última sexta-feira, 29, o terceiro lote de restituições do da Pessoa Física 2022. Mais de 5,2 milhões de brasileiros receberam uma parte dos R$ 6,3 bilhões restituídos nesta fase. O valor das restituições pagas neste lote teve correção de 2,02% pela taxa .

Do total pago, R$ 285,79 milhões foram destinados a contribuintes com prioridade legal, dos quais 9.461 eram idosos acima de 80 anos, 62.969 tinham entre 60 e 79 anos, 6.361 tinham algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave e 29.540 cuja maior fonte de renda é o magistério. Também foram contemplados 5.134.337 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 3 de maio de 2022. 

Todos esses contemplados no terceiro lote se juntam aos mais de 7,5 milhões que já tinham recebido a restituição nos dois primeiros lotes pago pela Receita Federal. Os contribuintes, inclusive, podem checar se já receberam os valores devidos no site da Receita Federal ou no extrato bancário da conta que cadastraram no aplicativo do IRPF 2022. 

Leia mais  Brasil cria quase 278 mil empregos formais em junho

Caso você seja um deles, o que fazer com o ? Gastar, investir ou pagar dívidas? A resposta pode parecer óbvia, mas não é. 

Segundo o educador financeiro do C6 Bank, Liao Yu Chieh, “se o contribuinte estiver inadimplente, quitar uma dívida ou, pelo menos começar a pagá-la, é sempre a melhor opção. Assim, você se livra dos , limpa seu nome e pode tentar incluir o das parcelas restantes nos seus gastos mensais.” 

Liao explica, porém, que nem toda dívida vale a pena ser antecipada. No caso de um financiamento imobiliário, por exemplo, antecipar uma prestação talvez não seja tão vantajoso.

“Se você estiver pagando um financiamento com juros baixos e em dia, o valor da restituição pode não ter um grande impacto na redução do montante”, explica Liao.

“Além disso, se você antecipar a parcela agora e ali na frente tiver um problema e precisar do dinheiro, você não terá como voltar atrás. Por isso, se você tem uma dívida em dia e ainda não tem uma reserva de emergência, use o dinheiro para investir.” 

Por falar em investimentos, o educador financeiro do C6 Bank explica que é preciso conhecer o próprio perfil de risco antes de fazer uma aplicação para não cair em ciladas.

“Existem incontáveis opções de investimentos disponíveis no mercado, então é preciso descobrir qual faz sentido para você. No geral, se for a primeira vez que você está investindo, a recomendação é aplica o dinheiro em produtos de com diária, como título públicos do e algumas opções de , para forma a reserva de emergência”, diz. 

Já aqueles que estão mais interessados em gastar o dinheiro da restituição do Imposto de Renda podem sempre fazer escolhas melhores. Segundo Liao Yu Chieh, “nem todo gasto é ruim. Gastar o dinheiro com itens supérfluos, apenas para realizar um desejo de consumo, certamente não é a melhor opção. Já comprar um curso que pode se reverter em ganhos maiores lá na frente ou em um equipamento que pode aumentar a sua produtividade é um uso mais recomendado para o dinheiro”. 

Leia mais  Ações OLX: IPO da empresa pode se tornar realidade?

O calendário de restituição do Imposto de Renda 2022 prevê que todos os pagamentos sejam feitos em cinco lotes, de maio a setembro. O primeiro lote foi pago em 31 de maio, o segundo lote em 30 de junho e o terceiro lote em 29 de julho. Os demais pagamentos serão realizados nos dias 31 de agosto e 30 de setembro.

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no : abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Veja como se preparar para a declaração do imposto de Renda em 2023

Guia do Investidor

3 Dicas para investir o dinheiro da restituição do Imposto de Renda

Autor Convidado

34% dos consumidores vão usar dinheiro do Imposto de Renda para pagar contas, aponta pesquisa

Guia do Investidor

15 dias após o encerramento do prazo do IRPF. E agora, o que fazer se não houve tempo de entregar a declaração ainda?

Guia do Investidor

Gastar, investir ou pagar dívidas? O que fazer com a restituição do Imposto de Renda

Guia do Investidor

Não conseguiu entregar o IR 2022? Saiba o que fazer

Guia do Investidor

Deixe seu comentário