Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Recomendações

Queda da Selic: é hora de comprar ações de shoppings?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Empresas de shoppings listadas devem se beneficiar da queda dos juros e da retomada dos M&As no setor, de acordo com o JP Morgan. O analista Marcelo Motta destaca que o momento é propício para as empresas desbloquearem valor por meio de desinvestimentos, com o spread entre o cap rate das empresas listadas e o das transações privadas se fechando.

Nesse cenário, a Aliansce Sonae é apontada como a principal beneficiária, devido ao seu valuation mais descontado e à intenção já expressa de reduzir seu portfólio após a fusão com a BR Malls. O JP Morgan estima que a Aliansce negocia com um cap rate de 13,4%, em comparação com uma média de 10% a 12% das outras empresas listadas, como Multiplan e Iguatemi. Por outro lado, as transações privadas têm sido realizadas a um cap rate médio de 9%, resultando em um spread de 4,4 pontos percentuais.

Leia mais  Selic: Juro elevado em meio a incertezas não é o melhor remédio contra inflação de oferta

Segundo o JP Morgan, a Aliansce seria a que mais se beneficiaria com possíveis vendas de ativos. O banco estima que a empresa teria uma expansão do FFO (fluxo de caixa das operações) de cerca de 5% para cada 6% de NOI (receita operacional líquida) vendido, assumindo um cap rate de 8% e um pagamento inicial de 100%. No caso de Iguatemi e Multiplan, essa expansão do FFO ficaria em torno de 4%.

O JP Morgan observa que os fundos imobiliários já levantaram cerca de R$ 3 bilhões este ano em ofertas, e as operações de M&As no setor já totalizam R$ 1 bilhão, metade do volume total do ano passado, mas em linha com os anos de 2021 e 2020. O analista estima que o volume de M&As deve ganhar impulso nos próximos trimestres.

Além disso, as empresas de shoppings listadas também se beneficiarão da queda dos juros, uma vez que historicamente o cap rate dessas empresas se contrai cerca de 0,9 ponto percentual em anos de queda da Selic. O JP Morgan ressalta que os valuations relativos continuam atrativos, e o spread entre o cap rate das empresas listadas e das transações privadas tem aumentado desde 2020.

Leia mais  Mercado diminui previsão para inflação em 2019

Essas informações indicam um cenário promissor para o setor de shoppings, com perspectivas de valorização e oportunidades de negócios à medida que as empresas buscam otimizar seus portfólios e se beneficiar das condições favoráveis do mercado.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Selic cai para 10,5% ao ano, com corte menor

Márcia Alves

Ibovespa cai levemente; governo propõe medidas para crise no RS

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Bancos não repassam cortes da Selic e juros seguem estáveis

Guia do Investidor

Deixe seu comentário