Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Brasileiros gastaram cerca de R$ 180 bilhões em compras online no 1º trimestre de 2023

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O relatório de Mercado de Pagamentos em Dados, desenvolvido pelo Instituto Propague, revela que, quando se trata de digitalização por meio de gastos não presenciais com cartões, os brasileiros gastaram cerca de R$ 180 bilhões no 1º trimestre de 2023. Esse número representa um crescimento de aproximadamente 10,8% em comparação ao mesmo período de 2022, impulsionado pelo aumento do uso do cartão de crédito (+10,5%) e do cartão pré-pago (+40%) em compras online realizadas em e-commerce e aplicativos.

Os cartões, que representam 41,2% dos pagamentos nos primeiros três meses do ano, tiveram um crescimento significativo na modalidade de aproximação: o mercado registrou um aumento de mais de 85% em comparação com o primeiro trimestre de 2022. Somente em março deste ano, aproximadamente 44,3% das transações presenciais com cartão foram realizadas por aproximação, enquanto apenas 29,3% o faziam em 2022 e 8% em 2021.

Leia mais  Procon cria o selo Empresa Verificada para proteção em compras online

“Após terem sido impulsionadas pelas medidas de restrição de mobilidade durante a pandemia, as compras online (gastos não presenciais) e compras por aproximação (contactless) continuam a crescer, promovidas pelo cada vez maior uso dos cartões por parte dos brasileiros. Em especial, as compras por aproximação devem representar pelo menos metade das transações com cartões em 2023, com seu crescimento acelerado mostrando a popularização da modalidade, muito em função dos benefícios gerados a usuários e comerciantes, em especial o aumento da agilidade, conveniência e segurança”, comenta Guilherme Freitas, pesquisador econômico da Stone.


Nos siga no Google News
Leia mais  Especialista dá dicas para fazer boas compras e fugir de fraudes

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Estados discutem aumentar impostos: Shein, Shopee e AliExpress

Paola Rocha Schwartz

Páscoa 2024 promete ser mais salgada, com Cacau mais caro

Guia do Investidor

“Parcelo Sim!”: Cuidado com a ilusão financeira perigosa

Autor Convidado

Procura por celulares cresce até 37% nos dias seguintes ao carnaval

Guia do Investidor

Bagy é bom? Veja planos e se vale a pena

Karine Freitas

4 dicas para gastar menos, ou nada, nas compras de material escolar

Guia do Investidor

Deixe seu comentário