Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

AGU cria grupo de trabalho para regulamentar combate à “desinformação”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou uma portaria que institui um grupo de trabalho para elaborar a regulamentação da “Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia”, visando combater a “desinformação”.

O grupo contará com representantes de diversas entidades, incluindo a Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão, Associação Nacional de Jornalistas, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Associação Brasileira de Imprensa, Federação Nacional de Jornalistas, entre outros.

O grupo vai se reunir durante 30 dias para discutir o formato do projeto e elaborar uma minuta de regulamentação que será submetida à consulta pública.

Segundo a AGU, a Procuradoria tem como objetivo atuar contra a divulgação de “fatos inverídicos ou descontextualizados” que possam prejudicar a execução de políticas públicas do governo.

Críticos da oposição do governo sempre apontaram ao risco do controle estatal a tais divulgações.

Leia mais  2º Turno terá disputa da Corrupção X Neoliberalismo

Segundo quem é contra a tais controles, a restrição da liberdade de expressão pode levar à censura e à restrição do direito de as pessoas expressarem suas opiniões e ideias livremente.

Além disso, há quem também aponte a falta de imparcialidade. Se o estado controla a mídia, ele pode usá-la para difundir sua própria narrativa e manipular a opinião pública. Isso pode levar a uma falta de imparcialidade e a notícias tendenciosas.

O controle estatal da mídia pode também dificultar a formação de opiniões críticas e independentes por parte da sociedade, o que é essencial para o funcionamento de uma democracia saudável.

Por fim, o que muitos já apontam estarem vivendo isso, o estado pode usar o controle da mídia para reprimir jornalistas e meios de comunicação que publicam conteúdos considerados inconvenientes. Isso pode incluir ações legais, ameaças e violência.


Leia mais  Informe-se: Leia as principais notícias dessa quinta, 4 de Abril
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Lula tenta esconder presentes recebidos em 2023: entenda

Guia do Investidor

Fake News: Lula mentiu sobre dados da fome e extrema pobreza em 2022

Guia do Investidor

Lula dissemina mais Fake News: sobre efeito climático e bombas em Gaza e sobre a fome no mundo

Guia do Investidor

Haddad dissemina fake news e muda teor de carta da OCDE

Guia do Investidor

Lula promove Fake News sobre pedaladas fiscais de Dilma

Guia do Investidor

Telegram ameaça deixar Brasil se PL das Fake News for aprovada

Guia do Investidor

Deixe seu comentário