Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Banco Central volta a oferecer dólares ao mercado

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Após 10 anos o Banco Central volta a oferecer dólares ao mercado. A medida visa repor a falta e aumentar a liquidez da moeda estrangeira.

O BC precisou apresentar uma solução para o cenário que se apresenta atualmente. Pois o dólar vem apresentando uma menor liquidez, devido à grande remessa que vem ocorrendo para o exterior.

Com isso, juntamente com a instabilidade da taxa de juros, gera uma procura maior dos bancos pela moeda em espécie. O que tem causado falta da moeda no mercado nacional.

Banco Central apresenta soluções para aumentar liquidez do dólar

Nos últimos anos o BC vinha oferecendo contratos de Swap cambial no lugar da moeda em espécie. Esse contrato garante a proteção ao comprador de receber o valor referente a variação da taxa de câmbio.

Você sabe quais as melhores casa de câmbio do Brasil? Então clique aqui e descubra onde você pode confiar!

Para quem precisava da moeda em espécie, o BC oferecia linhas externas, que são vendas temporárias. Elas permitem ao comprador efetuar o saque até o vencimento do crédito gerando movimentação.

Leia mais  O Dólar vai ficar abaixo de R$ 5?

O Banco Central também oferecerá o Swap reverso, com a intenção de zerar os swaps ainda existentes e recuperar a liquidez. A previsão é que este cenário não se finalize a curto prazo, porém também não é considerado permanente.

Também ocorrerá uma antecipação dos vencimentos dos swaps já existentes no mercado, a fim de zerar e equilibrar o mercado. Então embora o BC ainda não acredite que essa seja a melhor solução, é a solução viável no momento.

O Banco Central destacou que esta medida não reflete uma mudança na política cambial do país. É apenas uma manobra para equilibrar e restaurar a liquidez do dólar no mercado atual.

Por fim, a oferta de dólares iniciou dia 21 de agosto junto com a oferta dos swaps reversos e antecipação dos vencimentos. Assim o valor a ser aplicado no swap reverso, será definido de acordo com o arrecadado em leilões.

Nos siga no Google News
Leia mais  Dólar abre em queda em reflexo ao mercado internacional

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

BC anuncia mudança para resgates acima de R$100

Rodrigo Mahbub Santana

Setor de pagamentos vai propor um novo crediário

Márcia Alves

Dólar dispara frente ao Real com impacto de decisões da Petrobras

Guia do Investidor

Dólar recua após Powell e Lagarde manterem expectativas sobre juros

Guia do Investidor

Powell sinaliza cortes de juros e dólar recua

Guia do Investidor

Dólar sobe em dia de incerteza nos EUA e China

Guia do Investidor

Deixe seu comentário