Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Com inflação de 109%, Argentina sobe juros 97% e vai “manipular” mais o câmbio

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Argentina aumentará a taxa de juros e intervirá no mercado cambial para combater a inflação descontrolada.

Cinco meses antes das eleições presidenciais, o governo argentino anunciará um conjunto de medidas de emergência para conter a queda do valor do peso e a inflação descontrolada.

Entre essas medidas está um aumento de 6 pontos percentuais na taxa básica de juros, elevando-a para 97% ao ano. O governo também intervirá no mercado cambial na tentativa de estabilizar a moeda.

A crise econômica coincide com uma corrida eleitoral incerta, após a desistência dos principais líderes das duas principais coalizões, incluindo o atual presidente, Alberto Fernández.

Medidas emergenciais buscam estabilizar economia argentina antes das eleições presidenciais

Com as eleições presidenciais se aproximando, o governo argentino se prepara para lançar um conjunto de medidas de emergência na tentativa de controlar a inflação e evitar perdas cambiais adicionais.

Leia mais  Qual foi o pior caso de hiperinflação da história?

A taxa básica de juros será elevada em 600 pontos-base, chegando a 97% ao ano. Ao mesmo tempo, o governo aumentará a intervenção no mercado cambial.

O peso argentino perdeu 35% de seu valor em relação ao dólar neste ano, uma queda que as autoridades estão empenhadas em conter.

Além disso, o governo busca apoio internacional para suas minguantes reservas internacionais, acelerando acordos com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e os governos de China e Brasil.

A situação econômica complicada tem impacto direto na corrida eleitoral. Com os líderes das duas principais coalizões fora da disputa, a eleição está em aberto.

A crise impulsionou a candidatura de Javier Milei, que propõe substituir o peso pelo dólar como moeda nacional para combater a inflação.

Apesar das solicitações do FMI para que a Argentina aumente as taxas de juros, a instituição desencoraja a intervenção nos mercados de câmbio por meio do uso das reservas do país.

Com as reservas líquidas do Banco Central da Argentina em declínio, os compromissos superam o caixa disponível.

Leia mais  Déficit comercial da UE é sinal de alerta para inflação global

As novas medidas surgem após os dados de inflação de abril revelarem que os preços ao consumidor subiram 108,8% em relação ao ano anterior, o ritmo mais rápido desde 1991.

A decisão de elevar as taxas já havia sido tomada no final de abril, quando foram aumentadas em 10 pontos percentuais.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Qual o melhor título do Tesouro Direto para Setembro?
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Big Techs impulsionam bolsa e inflação dos EUA: confira o resumo de hoje

Rodrigo Mahbub Santana

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

Governo argentino corta tarifas para impulsionar indústria automotiva

Rodrigo Mahbub Santana

Argentina mantém controle da inflação e projeta 5,8% para maio

Paola Rocha Schwartz

PCE: Inflação nos EUA fica em 0,3% em março, como esperado

Paola Rocha Schwartz

Bug no Pix e queda do Dólar no 3º pregão consecutivo: veja o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário