Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Comece o ano calculando a própria inflação, saiba como:

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A tradição de começar o ano escrevendo as metas para os próximos 12 meses vem se tornando cada vez mais recomendada por profissionais de diferentes áreas. No setor financeiro pessoal, isso também pode ser muito benéfico. Estabelecer uma meta de quanto gastar no barzinho, quanto juntar para quitar aquela dívida ou aquela parte da renda para investir em ativos financeiros é altamente recomendável.

Para você que está na estrada da educação financeira, um bom exercício é que, durante o ano de 2023, você calcule a própria inflação, ou seja, calcular a perda do poder de consumo do seu dinheiro.

Para fazer isso, basta anotar em uma planilha, ou pedaço de papel, os preços pagos em produto de uso diário como: pasta de dente, sabonete, shampoo, detergente, roupas, contas da casa ou qualquer outra coisa que você compre periodicamente.

Dessa forma, você terá um mapeamento completo do quanto foi capaz de consumir com o seu dinheiro no decorrer do ano. Os resultados poderão te surpreender.

Essa prática foi descrita e recomendada pelo maior investidor brasileiro da bolsa, Luiz Barsi, em seu livro Rei dos dividendos – Ações garantem o futuro. O livro foi lançado em novembro de 2022 e sua leitura é essencial para qualquer investidor.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Deixe seu comentário