Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Como comprar ações chinesas através do Brasil

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As ações chinesas sempre despertam a curiosidade dos investidores. Afinal, a China é a principal economia emergente do mundo. Assim, as ações das empresas com origem na China, que atualmente ocupa o posto de segunda maior economia do mundo, ficam em bastante visibilidade.

O país chegou a alcançar a incrível marca de 10% de crescimento anuais e se tornou sinônimo de desenvolvimento econômico. Afinal, muitos economistas citam esse fenômeno do desenvolvimento econômico como o “milagre chinês”.

A participação da economia chinesa na economia do globo chega a ser assustadoramente expressiva. Nas últimas duas décadas, desde a crise de subprime em 2008, a China sozinha, é responsável por quase 30% do crescimento do PIB mundial no período. Em outras palavras e usando termos comparativos, se somarmos a participação dos seguintes países: Estados Unidos (14,3%), Zona do Euro (7,6%), Reino Unido (1,9%) e Japão (2,1%), ainda não é possível alcançar a porcentagem chinesa.

Além disso, o “milagre chinês”, sinônimo do grande crescimento constante do país, deve dar a China o posto de maior economia até 2030, segundo alguns especialistas.

Economia chinesa

A economia chinesa vem se mostrando muito forte nos últimos anos. A China, apesar de ser o epicentro da crise do Coronavírus, conseguiu se recuperar economicamente de forma muito rápida. Por isso, foi a única das nações entre as grandes afetadas que conseguiu crescimento de seu PIB no ano de 2020, em cerca de 2%. Além disso, o país tem uma expectativa de crescimento para 2021 estipulado em 8,5%. Assim, a expectativa de que a China ultrapasse os Estados Unidos como a maior potência econômica do mundo continua bastante viva.

A China ainda é referência em inovação, tecnologia, serviços e na criação de produtos com alto valor agregado. Assim, as ações chinesas acabam sendo uma opção de investimento muito interessante. Afinal, algumas das maiores empresas de capital aberto do mundo se encontram na China.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Muito dessa força econômica chinesa vem de suas características únicas. A nação atualmente conta com cerca de 1 bilhão de habitantes, assim, sendo o país mais populoso do mundo.

Leia mais  Militares Chineses visitam o Brasil à convite de Lula

Por isso, é esperado que muitos investidores que gostam de observar “fora da caixa” comecem a dar uma atenção especial para a economia chinesa. Contudo, as informações de investimentos em países fora do eixo Brasil-EUA acabam sendo uma incógnita para muitos investidores. Considerando que essas informações acabam ficando restrita a minoria dos especuladores brasileiros.

Em termos econômicos, uma grande população se traduz uma população economicamente ativa maior. Essa população ativa dá aos chineses a condição de ter uma das mãos de obra mais baratas do mundo, e assim, favorecendo suas indústrias internas.

Claro que esse fator pode ser bastante problemático, considerando que é bastante provável que nas próximas décadas a China tenha uma população mais envelhecida e perca um pouco desse poderio produtivo.

Sendo assim, vamos responder a seguinte pergunta: como investir em ações chinesas?

Como investir em ações chinesas?

Para investir na China existem algumas restrições. Apesar de possuir algumas das maiores empresas com capital aberto do mundo, a bolsa de valores chinesa pode não ser muito convidativa para nós brasileiros. Afinal, a burocracia para conseguir entrar diretamente nesta bolsa chinesa não facilita em nada no processo. E as corretoras chinesas não oferecem um suporte em português direcionado para os brasileiros (o que ocorre com algumas corretoras americanas). Por isso, existem alguns métodos mais práticos e acessíveis para acessar o mercado chinês.

Assim, para conseguir as ações chinesas, com maior facilidade e com grande diversificação de opções de ativos, a melhor maneira é através de uma corretora americana. Em nosso site parceiro, o Investir Global, temos um post com algumas das melhores corretoras americanas, não deixe de dar uma olhada!

Portanto, no mercado americano, existem algumas maneiras de criar uma carteira que exponha seus investimentos ao mercado chinês.

Primeiramente, vamos citar o método mais fácil: os ETFs.

Os ETFs chineses

Os Exchange Traded Funds (ETFs) compara-se a fundos de investimentos. Contudo, ao contrário de uma rodada de investimentos privada de uma corretora, um fundo ETF é negociado plenamente através da bolsa de valores.

Leia mais  Analistas do Banco Original falam sobre queda das bolsas, China, reajustes da gasolina e mais

Estes fundos trabalham com as mesmas propriedades de um fundo mais tradicional, criando uma determinada carteira de ativos pré-estabelecida por um gestor, seja ele um profissional independente ou uma corretora. Assim, o processo de investimento do fundo é feito através de cotas, assim, exatamente estas cotas negociadas representam o fundo na bolsa de valores.

Assim, os fundos ETF, tem como a sua característica principal “replicar índices”. Em outras palavras estes fundos podem copiar algum índice comparativo. Por exemplo, os principais índices do mercado financeiro americano: a Nasdaq, o S&P 500 e o Dow Jones.

Contudo, um ETF não se limita apenas a isso, podendo replicar cestas de ações específicas.

Aí que os fundos podem ser úteis para investir no mercado chinês, afinal, existem sim, ETFs focados em replicar o crescimento do mercado chinês, possuindo em sua carteira, ativos de grandes nomes do mercado, como Alibaba e a Xiaomi. Você pode ver uma lista com os 3 melhores ETFs para investir na China clicando aqui.

ETF chinês no Brasil?

Contudo, apesar de a bolsa americana ser o melhor caminho para entrar no mercado chinês, a bolsa brasileira ainda te dá essas oportunidades, embora que ainda sejam extremamente limitadas.

Os ETFs no Brasil ainda estão “engatinhando” e assim não existem muitas opções e diversificações, mas apenas por serem poucas, essas opções não deixam de existir.

Por isso, recentemente, vimos uma iniciativa que mudou as expectativas dos investidores brasileiros. A XP Investimentos trouxe a opção do ETF XINA11, que traz em sua composição algumas das maiores empresas de tecnologia chinesas.

O XINA11 acompanha o índice MSCI China, que é composto por empresas chinesas de grande e médio porte listadas em todos os mercados incluindo China A-shares, B shares, H-shares, Red Chips, P Chips, e listagens estrangeiras como, por exemplo, ADRs no NYSE.

O índice tem mais de 700 empresas que representam cerca de 85% do universo de empresas chinesas de capital aberto com uma capitalização total de mais de US$ 2,7 trilhões. O setor de maior peso é o de Consumo Discricionário representando mais de 30% do índice, seguido de Serviços de Telecomunicações com peso de cerca de 20% do índice. Em seguida, vem os setores financeiro e de saúde. As 3 empresas com maior participação no índice são: o Alibaba Group, a Tencent Holdings e a Meituan Diaping.

Os ativos americanos

É possível investir em ações chinesas graças aos ADRs. A sigla ADRs significa : American Depositary Receipts. Assim, estes recibos funcionam como um certificado de depósito de um valor mobiliário.

Leia mais  Mercado hoje (25): Dólar em queda, petróleo em alta

Em outras palavras, estes recibos de depósito, representam aqui nos EUA, um valor mobiliário emitido por companhias de capital aberto, mas com sede no exterior (em geral, os papeis de ações de empresas).

Ou seja, um ADR, não é nada além de uma “ação” negociada na bolsa de valores dos EUA, mas que representa uma empresa de capital aberto com sede em algum outro país estrangeiro.

Assim, os ADRs funcionam exatamente como as BDRs aqui no Brasil. Entretanto, o mercado de ações americano é muito mais maduro. Assim, possui várias opções de ações de diferentes países.

Contudo, é importante lembrar que um ADR é apenas o certificado de compra de ação, o verdadeiro “papel” da empresa fica em custódia da corretora. Por isso, ao investir em ADRs, um investidor não tem os direitos tradicionais de um ativo comum. Então, não se torna ativamente um acionista da companhia, e não possui direito a votos.

No Investir Global, também existe um tutorial rápido de como você pode encontrar estes ADRs chineses na bolsa de valores americana, clique aqui para conferir.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ações da Tesla registram valorização de 12%

Rodrigo Mahbub Santana

Novo SUV Chinês: Li Auto lança LI L6

Márcia Alves

Brasil amplia relações comerciais com a China

Guia do Investidor

Biden propõe triplicar tarifas de importação dos Estados Unidos

Paola Rocha Schwartz

Fitch rebaixa China, por riscos de crescimento

Márcia Alves

EUA e China: juntas em negociações para crescimento econômico

Márcia Alves

Deixe seu comentário