Guia do Investidor
Free Freepik financas
Notícias

Como se preparar financeiramente para um 2024 próspero?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Com a virada do ano muitas pessoas buscam estabelecer novas metas e por isso, especialista da UNASP dá dicas de como se planejar financeiramente em 2024 

Um estudo recente realizado pela Finance Research Association (FRA) mostrou que 75% dos adultos consideram o planejamento financeiro mais importante agora do que era há cinco anos, destacando uma crescente conscientização sobre a gestão financeira eficaz. Conforme 2024 se aproxima, as pessoas estão pensando em como se planejar financeiramente para alcançar seus objetivos, organizar suas receitas e despesas, Mas muitas ainda tem dúvida de como fazer um planejamento financeiro eficiente e adequado à sua realidade.     

O planejamento financeiro não é algo estático, mas sim dinâmico, que deve ser revisado e ajustado periodicamente, de acordo com as mudanças na sua vida e no mercado. Por isso, é importante acompanhar seus resultados, verificar se você está cumprindo suas metas, avaliar se seus investimentos estão rendendo o esperado, corrigir possíveis desvios e aproveitar novas oportunidades. Lembre-se de que o planejamento financeiro é um processo contínuo, que requer disciplina, comprometimento e educação financeira.

O Professor Sérgio Roberto da Silva, Coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNASP, elencou 6  dicas para se planejar financeiramente para 2024
 

  • Avalie e redefina seu orçamento: diante dos desafios financeiros atuais, é importante avaliar sua situação financeira. Liste suas despesas, dívidas e receitas e crie um orçamento detalhado para 2024.
     
  • Priorize o pagamento de dívidas: com um alto índice de inadimplência, é crucial priorizar o pagamento de dívidas. Comece pelas dívidas com juros mais altos, como o cartão de crédito.
     
  • Evite novas dívidas: reduza o uso do cartão de crédito e evite adquirir novas dívidas. Considere usar métodos de pagamento à vista sempre que possível.
     
  • Crie uma reserva de emergência: para evitar o endividamento em situações inesperadas, como emergências médicas ou desemprego, é fundamental ter uma reserva financeira.
     
  • Evite gastos impulsivos: evite compras não planejadas. Pergunte-se sempre se aquele gasto é realmente necessário antes de concretizá-lo.
     
  • Eduque-se financeiramente: investir em educação financeira é essencial para tomar decisões informadas. Procure cursos, livros e consultorias que possam te orientar nessa jornada.
     
Leia mais  Meu empréstimo não foi aprovado, e agora?

Definir objetivos claros é o primeiro passo, isso envolve conhecer sua situação atual, estabelecer suas metas, entre outras coisas. Conforme indicado por uma pesquisa da Economic Planning Institute (EPI), indivíduos com metas financeiras específicas têm 50% mais chances de alcançar seus objetivos do que aqueles sem metas definidas. Isso inclui objetivos de curto, médio e longo prazo.
 

O professor ainda destaca que com a chegada do novo ano, vem a oportunidade de reavaliar e ajustar seu planejamento financeiro. “Diante dos desafios apresentados, é essencial adotar uma postura proativa, evitando dívidas desnecessárias e buscando uma boa gestão dos recursos. Dados recentes mostram um aumento significativo no endividamento das famílias brasileiras, especialmente devido ao uso do cartão de crédito e gastos desenfreados ao consumo excessivo. Por isso, planejar hoje é garantir um futuro mais estável e seguro”, finaliza Sérgio Roberto da Silva.


Leia mais  Orçamento secreto: Governo Lula distribui R$ 700 milhões em um único dia

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Você está fazendo algo pelos seus sonhos? Não? Então leia isso
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Planejamento financeiro: qual é o segredo para não desistir?

Guia do Investidor

Embraer tem alta de 55% no lucro e tem planos ousados para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Voitto é bom e confiável? É reconhecido pelo MEC?

Arthur Piassetta

Psicologia financeira: descubra o que é e como impacta a sua vida

Guia do Investidor

Como Conquistar a Liberdade Financeira? Guia Completo

Karine Freitas

Preparando as finanças para 2024

Guia do Investidor

Deixe seu comentário