Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Confiança Empresarial segue em queda, aponta FGV

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Índice de Confiança Empresarial (ICEdo FGV IBRE caiu 1,1 ponto em novembro, para 91,8 pontos. Após três quedas seguidas, o índice registra agora o menor nível desde maio passado. Na métrica de médias móveis trimestrais, houve recuo de 1,0 ponto.

“A confiança empresarial seguiu em novembro o roteiro dos dois meses anteriores, com uma ligeira melhora das avaliações sobre a situação presente e uma piora mais acentuada das expectativas em relação aos meses seguintes. Esta combinação de resultados sugere que os segmentos cíclicos da economia, responsáveis por cerca de 2/3 do PIB, seguem apresentando um ritmo morno de atividade no quarto trimestre e estão preocupados com as perspectivas da economia para o primeiro trimestre de 2024. Pelo lado positivo, a confiança industrial subiu pela primeira vez no segundo semestre e o setor da Construção mostra uma relativa resiliência, influenciado pela sustentação do otimismo no segmento de obras de infraestrutura”, avalia Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas do FGV IBRE.

Leia mais  Confiança Empresarial sobe em junho após três meses de relativa estabilidade

A queda da confiança empresarial em novembro foi motivada exclusivamente pela piora das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Expectativas Empresarial (IE-E) caiu 1,4 ponto, para 88,2 pontos, e acumula perdas de 7,0 pontos desde agosto, se aproximando do menor nível do ano apresentado em janeiro (86,0 pts). Dentre os componentes do IE, a Tendência dos negócios seis meses à frente e o Emprego previsto ficaram estáveis em 89,0 e 94,5 pontos, respectivamente, e a Demanda prevista recuou 1,0 ponto, para 88,6 pts, o menor valor desde janeiro. Já o Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 0,7 ponto em novembro, para 95,5 pontos.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.
Em novembro, somente a confiança da Indústria subiu entre os quatro grandes setores, com alta de 1,9 ponto, para 92,7 pontos. A confiança do Comércio obteve o pior resultado, recuando 2,7 pontos, para 86,5 pontos, com piora tanto nas expectativas quanto na percepção sobre a situação atual das empresas. Em seguida, Serviços observou queda de 0,9 ponto, passando para 94,4 pontos, apesar de uma ligeira melhora nas expectativas, e a confiança da Construção andou de lado, recuando 0,1 ponto, para 96,2 pontos.

Leia mais  Mulheres representam 69% dos cargos de liderança comunicacional

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Confiança Empresarial cai em abril após duas altas seguidas
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Confiança Empresarial sobe em junho após três meses de relativa estabilidade

Guia do Investidor

Confiança Empresarial cai em abril após duas altas seguidas

Guia do Investidor

Confiança Empresarial sobe 1,4 ponto em junho e registra sua quarta alta consecutiva

Guia do Investidor

Confiança Empresarial sobe 0,7 ponto em março, interrompendo sequência de quedas

Victor Rodrigues

Mulheres representam 69% dos cargos de liderança comunicacional

Diego Dias

Deixe seu comentário