Guia do Investidor
criptomoedassignificados 1
Criptomoedas

Criptomoedas Significado | Criptomoedas o que é: tudo sobre

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Criptomoedas Significado: A Criptomoeda funciona com um tipo de moeda digital que se destina a atuar como meio de troca como uma moeda comum.

Criptomoedas – significado e definição

O termo “criptomoeda” representa qualquer forma de moeda digital que existe, além de usar criptografia que garante a realização de transações.

As criptomoedas não têm uma autoridade central de emissão ou regulação. Em vez disso, usam um sistema descentralizado para registrar transações e emitir novas unidades.

Nesse artigo vamos entender melhor o que é uma criptomoeda, também como funciona uma criptomoeda, o significado por trás da ideia e muito mais.

As moedas digitais ganharam muita fama na última década, principalmente o Bitcoin (BTC), a cripto mais famosa e usada no mercado.

Como dito, uma criptomoeda (ou só “cripto”) funciona de forma apenas digital e não tem uma forma física.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Assim sendo, não existe nada físico que possa representar a escarces natural do objeto, no caso das criptos, existe apenas um sistema que controla esse fator.

O significado das criptomoedas atrair tantas pessoas vem devido a natureza decentralizada que ignora a necessidade de um banco central ou entidade governamental, tendo, dessa forma, um maior cuidado com o sigilo .

Além disso, o fato dela manter valor e não ter uma inflação controlada por terceiros também é um ponto aclamado por muitos.

Criptomoedas Significado: o que é e como funciona?

A blockchain é o livro-razão que produz, rastreia e gerência as criptos. Nesse livro, os processos ficam registradas em uma rede, para garantir a integridade dos dados e a propriedade.

Pense nisso como um recibo gigante de todas as transações do sistema já verificadas e disponíveis para todos verem.

Esse sistema dispensa a necessidade de uma autoridade central controladora. Ele funciona de forma totalmente autônoma e automática.

Com isso, o foco principal das criptos fica evidente – manter os governos e bancos fora do sistema, reduzindo o controle do estado.

Além disso, em algumas criptos, o número de unidades de moedas é limitado. O Bitcoin, por exemplo, terá apenas 21 milhões de moedas.

Criptomoedas Significado: o que é e como funciona?
Criptomoedas Significado: o que é e como funciona?

Como são criadas as criptomoedas?

Parte de saber o que é uma criptomoeda e o seu significado é saber como ela é criada.

Leia mais  O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

A principio, a maneira mais comum de “criar” uma moeda digital é através da chama mineração. Veja mais abaixo.

Máquinas poderosos realizam cálculos e processam transações na rede. Dessa forma, elas ganham unidades da moeda, ou pelo menos uma parte de uma, dependendo da cripto que está sendo minerada.

Os donos da moeda podem guardar em uma carteira de cripto, um app de computador ou celular que permite gastar ou receber criptos.

Para fazer uma transação, os usuários precisam de uma “chave”, que permite escrever no livro-razão público, anotando a transferência do dinheiro.

Essa chave pode estar vinculada a uma pessoa, mas o nome dela não estará vinculado à transação, mantendo o anonimato.

Não há limites para o número de criptos que podem ser criadas. A variedade deles é surpreendente, e milhares de moedas surgiram nos últimos anos.

Algumas das criptos mais populares incluem Bitcoin, Dogecoin, Ethereum, Tether e mais. Veja mais abaixo.

Criptomoedas Significado | Criptomoedas o que é: tudo sobre
Criptomoedas Significado | Criptomoedas o que é: tudo sobre

Mineração: o que é?

As moedas digitais representam um código complexo que não pode ser alterado. As transações realizadas com elas são protegidas por criptografia.

Como não há uma autoridade central que acompanhe essas transações, elas precisam ser registradas e validadas uma a uma por um grupo de pessoas.

Essas pessoas usam computadores super potentes para gravar as transações na blockchain.

Segundo o famoso especialista em criptomoedas, Fernando Ulrich, a blockchain funciona como um banco de dados público onde podemos encontrar o histórico de todas as operações realizadas.

Cada nova transação passa por uma verificação, para assegurar que as mesmas moedas não tenham sido previamente usados por outra pessoa.

Quem registra as transações na blockchain são os chamados mineradores. Eles oferecem a capacidade de processamento de maquinas super poderosas para realizar esses registros.

Nada é feito manualmente, tudo é processado de forma automática e nenhum humano possui a capacidade de manipular tais processos.

Em troca disso, eles ganham unidades da moeda ou frações dela. Os Bitcoins são criados nesse processo, de acordo com problemas matemáticos que são resolvidos para validar as transações e incluir na rede.

Em outras palavras, a mineração representa a criação de novas unidades de alguns tipos de moedas digitais.

Se mais máquinas trabalham no processo, os problemas matemáticos que precisam ser resolvidos se tornam mais difíceis. Isso acontece para limitar o processo de mineração.

“O Bitcoin foi projetado de modo a reproduzir a extração de ouro ou outro metal precioso da Terra: somente um número limitado e previamente conhecido de bitcoins poderá ser minerado”.

Explica Fernando Ulrich em eu livro.

Blockchain: o potencial além do dinheiro por Fernando Ulrich

Criptomoedas: o que é possível fazer com elas?

As criptos podem funcionar para uma variedade de coisas. Depende do objetivo da criação.

Embora o termo criptomoeda evoque imagens de um sistema de pagamento, é mais útil pensar nele como um token que permite realizar alguma ação.

Como, por exemplo, uma ficha de fliperama, você compra algumas e alimenta a máquina, permitindo que você jogue o jogo.

Nesse sentido, o objetivo do Bitcoin é enviar dinheiro, permitindo que a criptomoeda funcione como moeda.

Mas, embora possa funcionar dessa maneira, muito poucos comerciantes o aceitam como moeda e a lentidão da rede de pagamento também atrapalha.

O Ethereum(ETH), por exemplo, permite que os usuários criem “contratos inteligentes”, um tipo de contrato que se auto-executa assim que seus termos cumpridos.

Além disso, ele também permite que os usuários criem aplicativos, sistemas e outros serviços.

Essas moedas digitais contrastam com o Dogecoin, criado literalmente para ser apenas um meme, uma piada.

Embora essas criptos possam ter casos de uso no mundo real (ou não), elas costumam usadas apenas como meio de especulação.

Leia mais  GALA Criptomoeda O que é? GALA Criptomoeda projeto: tudo sobre

Os preços dessas moedas costumam ir para cima e para baixo, assim sendo os investidores negociam na esperança de lucrar com outras pessoas que também estão negociando.

Criptomoedas Significado | Criptomoedas o que é: tudo sobre
Criptomoedas Significado | Criptomoedas o que é: tudo sobre

Você pode converter criptomoedas em dinheiro?

As criptos podem ser convertidas com relativa facilidade em moeda normal, como real.

Se você possui a moeda diretamente, pode trocá-la por meio de uma exchange, um site que trabalha com compras e vendas de criptos.

Contudo, não esqueça que esses sites possuem taxas e que algumas podem cobrar valores maiores a qual você deseja pagar.

Além disso, você pode não querer vender a cripto no valor cotado, por isso você pode configurar um valor e caso o preço flutue até ele, o próprio sistema da exchange venderá suas criptos.

Mas caso você precisa do dinheiro de forma rápida, terá que aceitar qualquer preço que o mercado oferecer naquele momento, e pode ser muito menor do que você pagou por ele.

Além disso, as taxas para ordens mais rápidas de compra ou venda tendem a ser maiores, então sempre fique atento.

Quais são os riscos das criptomoedas?

Embora tenhamos uma boa história para contar sobre moedas digitais, essas moedas não estão livres riscos.

Isso não significa que você não pode ganhar dinheiro com elas vendendo para outra pessoa por um preço mais alto do que você pagou.

No entanto, algumas pontos tornam o Bitcoin e outras moedas arriscadas, como meio de troca.

Bitcoin e outras criptos têm críticos reais, incluindo alguns dos maiores investidores do mundo, como o Warren Buffett.

Buffett chamou o Bitcoin de “veneno de rato ao quadrado”, enquanto seu parceiro de negócios de longa data Charlie Munger disse que o comércio de criptomoedas é “apenas demência”.

Alguns dos maiores riscos do mercado cripto

Primeiro, entenda que o que eu irei falar agora pode variar muito de opinião e os pontos apresentados a seguir refletem apenas o sentimento de investidores do mercado cripto.

Isso não quer dizer que sejam verdades absolutas. Tudo vai depender do ponto de vista e do perfil do investidor.

A mineração da moeda é cara e poluente
Um estudo de 2019 da revista Joule concluiu que a mineração de Bitcoin produziu tanto carbono em 2018 quanto a Jordânia e Sri Lanka.

O MIT e da Uni. Tec. de Munique concluíram que a mineração de Bitcoin sozinha foi responsável por 0,2% do consumo global de eletricidade.

Adicione os efeitos de outras criptos e o uso de eletricidade mais que dobrou.

Esse alto uso gerou uma reação daqueles que veem a criptomoeda como um uso de energia massivo em meio a uma emergência climática.

Uma moeda volátil
O número limitado de moedas, a especulação e uma boa história se combinaram para tornar o preço do Bitcoin e de outras moedas digitais voláteis.

Isso pode ser bom se você quiser negociar, mas as torna inúteis como moeda.

A moeda só é valiosa se os consumidores puderem contar com ela para manter o poder de compra.

Imagine ir a um restaurante onde sua refeição custa US$ 10 em um dia, mas US$ 20 no outro.

Você pode ficar tentado a gastar apenas nos dias em que sua refeição é barata, mas as economias como um todo não podem funcionar assim.

Em vez disso, eles precisam de um meio de troca estável, para que os participantes possam trocar uma coisa por outra e possam entender o valor do que estão negociando.

Então, na medida em que o Bitcoin e outras criptos são ótimas para os traders – ou seja, são voláteis – elas são terríveis como moeda.

Criptomoedas: significado das principais do mercado

Bitcoin Bitcoin é a primeira criptomoeda do mundo, ou seja, a primeira moeda digital. Ela foi criada por Satoshi Nakamoto e é a criptomoeda mais usada do mundo.
Ethereum Ethereum é uma rede blockchain criada para executar contratos inteligentes de forma automatizada. Ela foi criada por Vitalik Buterin e é atualmente a segunda maior criptomoeda do mundo.
Tether A Tether é um stablecoin, moedas digitais vinculadas a ativos do mundo real (como real, por exemplo) mantendo o valor sempre igual a moeda vinculada. No caso da Tether, ela sempre terá o valor igual ao dolar. Atualmente é a terceira criptomoeda mais usada do mundo.
Binance Coin A Binance Coin (BNB) é a criptomoeda criada pela corretora Binance onde executa uma ampla gama de funções transacionais, dentre elas, pagar taxas na Binance Exchange, além disso, os usuários da Binance Coin recebem um desconto especiais nas taxas. Ela está na quarta colocação entre as maiores criptomoedas do mundo.
USD Coin A USD Coin funciona igual a Tether, ou seja, é uma stablecoin também vinculada ao preço do dólar e atualmente está na quinta colocação das maiores criptomoedas do mundo.
Cardano A Cardano funciona como um banco de dados que permite redes e estruturas mais leves para usuários, aumentando assim a capacidade dos apps da rede. A Cardano foi desenvolvida por Charles Hoskinson ex-cofundador da Ethereum.

Essas criptomoedas estão entre as maiores do mundo, contudo existem diversos outros bons projetos que também podem crescer muito e ganhar mais espaço no mercado.

Leia mais  CEO da BlackRock elogia Bitcoin e defende democratização das criptomoedas

Lembrando que nem sempre projetos no topo terão o título de “grandes projetos“, por exemplo, a Tether e USD Coin, estão entre as maiores do mercado, apenas por usabilidade delas.

Elas funcionam muito bem para o propósito delas e acabam crescendo na comunidade.

Regulamentações

As criptomoedas também estão sujeitas, ainda, à regulamentação do governo, o que pode prejudicar o mercado de algumas, embora também possa ajudá-las, dependendo do ponto de vista.

O controle do governo pode reduzir a viabilidade das criptomoedas, principalmente se a regulamentação consistir em proibições.

Uma proibição pode tornar o mercado de cripto inviável, principalmente se sujeitar os indivíduos a sanções criminais.

Por exemplo, a China orientou as instituições financeiras a não apoiarem criptomoedas.

Também ordenou a suspensão da mineração e estima-se que 90% dos mineradores fecharam em meados de 2021.

A Índia cogitou uma proibição de posse no início de 2021, embora recentemente tenha recuado dessa postura.

As autoridades dos EUA também mencionaram a regulamentação de criptomoedas, embora a natureza exata pareça incerta ainda.

Uma coisa que está clara, no entanto, é que os reguladores americanos querem reduzir a capacidade das criptomoedas de escapar do braço longo do IRS.

Mas se uma proibição total não estiver na mesa, pelo menos em algumas jurisdições, a regulamentação do governo pode ajudar a criar um campo de jogo mais nivelado, menos sujeito a fraudes e más ações.

Tal cenário pode permitir que os participantes do mercado desenvolvam maior confiança no sistema e tenham recursos legais mais claros se algo infeliz acontecer.

Esse tipo de regulamentação ajuda a domar a natureza do “Oeste Selvagem” das criptomoedas, tornando as criptomoedas mais seguras para quem deseja usá-las honestamente.

O significado as criptomoedas: A conclusão
A conclusão

O significado as criptomoedas: A conclusão

Com tudo dito, podemos dizer que as criptomoedas e o significado delas existirem é claro e apesar de terem pouca aceitação no mercado de varejo, já possui efeito de uso.

Podemos criar diversos serviços e apps com contratos inteligentes, além de fazer pagamentos em alguns estabelecimentos.

Mas esse mercado não se resume a criptomoedas com diversos outros ativos criados, como tokens, jogos, ativos digitais como NFTs.

Aprenda mais sobre isso em diversos artigos feitos aqui no Guia.

Para conhecer mais sobre NFTs veja essa matéria ou se você quiser aprender alguns bons projetos para investir em 2022, clique aqui.

Espero que tenha aprendido o significado das criptomoedas e tudo o que gira em torno desse grande mercado.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Bitcoin sobe 5% após halving, alcançando US$ 66 mil novamente

Paola Rocha Schwartz

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Autor Convidado

Halving do Bitcoin é a oportunidade de ‘ouro’ em 2024

Fernando Américo

Bitcoin registra queda após ataques do Oriente Médio

Márcia Alves

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário