Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Disparada e calmaria: entenda o que aconteceu com as ações da Petrobras nesta semana

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Uma das principais ações da bolsa de valores brasileira, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4), a maior estatal do país, foram as grandes protagonistas nesta semana. O motivo? Uma forte alta nos papéis, que deram o que falar. Mas você realmente entende o que levou uma das ações favoritas do mercado para as alturas?

O motivou a alta da Petrobras

Assim, a Petroleira acumulou alguns dias dos sonhos nesta semana. Revertendo perdas no mês e gerando uma forte tendência de alta. Com um grande peso no mercado de capitais, as ações levaram o Ibovespa para as alturas na segunda-feira, para seu maior patamar desde Abril de 2020.

image 50

No entanto as razões por trás da alta intensa não são um mistério. O primeiro ponto foi a questão eleitoral. Com o fim do primeiro-turno, o mercado reduziu os seus riscos políticos. Uma disputa equilibrada indica que ambos os candidatos precisarão ceder ao “centrão”. Assim, evitando grandes reviravoltas e planos políticos mirabolantes durante o próximo mandato.

Leia mais  Veja quais as metas do "Novo BNDES"

Além disso, as movimentações com a commoditie por trás da Petrobras também favoreceu a alta. A Opep e seus aliados decidiram hoje cortar a produção em 2 milhões de barris diários, na esperança de conter a queda recente dos preços do produto. Apesar do anúncio oficial ter sido feito nesta quarta-feira, o mercado já precificava a operação em meio a euforia eleitoral. O resultado ficou bastante claro nos papéis.

Fim do Rally?

Com a alta expressiva de uma ação praticamente obrigatória para os investidores brasileiros, não demorou muito para os papéis da companhia caírem na boca do povo. Mas o barco já havia zarpado. As ações desaceleraram após o primeiro impacto das movimentações, e inclusive, fecharam em queda nesta quarta-feira, enquanto seus pares ainda aproveitavam a decisão da OPEP para aumentar sua valorização.

Além do esfriamento da euforia, muitos acionistas optaram por aproveitar a forte alta para realizar lucros. Desfazendo em massa dos papéis, o que gera um fluxo oposto nas ações.

Leia mais  Petroleiras: Com a posse de Lula, é a Hora de esquecer as ações da Petrobras

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa abre em alta impulsionado por Vale e Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre em queda seguindo recuo de Vale e Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Petrobras considera comprar fatia da Braskem

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre em queda acompanhando as baixas das elétricas

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre em alta impulsionado por Vale, aéreas e bancos

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia sem direção com variações de Vale e Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário