Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Dividendos poderão ser tributados em 15%

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

De acordo com o PL 2.015/2019, o atual IRPJ sobre lucros e dividendos deixaria de ser isento. O projeto de lei do senador Otto Alencar (PSD-BA) prevê um percentual de 15% sobre tais valores.

Imposto de Renda sobre lucros e dividendos

Em reunião no último dia 24/09, a Comissão de Assuntos Econômicos colocou em análise a proposta do PL 2.015/2019. Na pauta está a cobrança de IRPJ sobre lucros e dividendos.

Assim, o referido projeto prevê a alteração do art. 10 da Lei 9.249/1995. Na proposta está a incidência de IR relativos aos lucros e dividendos, que são distribuídos pela pessoa jurídica.

De acordo com esse artigo, ficam isentos de IR os lucros e dividendos que são distribuídos pela pessoa jurídica. Essa distribuição é feita aos sócios ou acionistas das empresas, sendo tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Para o senador Otto Alencar (PSD-BA), autor do projeto, a isenção abriu precedentes para a pessoa física fugir da tributação. Ou seja, empresas criadas para que o proprietário não pague o IRPF.

Leia mais  Tenda (TEND3) reduz prejuízo em 90%, mas não sai do vermelho no 2T23

O PL 2.015/2019 discorre sobre a incidência de 15% sobre os lucros e dividendos já descontado na fonte. Essa incidência se dará sobre pessoas jurídicas com base no lucro real, presumido ou arbitrado.

Essa tributação já acontecia anteriormente, desde a criação do IR, em 1926. No entanto, ela foi interrompida em 1995 pela Lei 9.249. com isso, o senador Alencar pretende retomar esta cobrança.

Algumas considerações sobre o projeto

No texto original do PL 2.15/2019 existem duas ressalvas colocadas pelo senador. Uma delas é a majoração de 15% para 25% da alíquota do IRRF se o beneficiário residir em paraíso fiscal.

A outra observação trata sobre a não restrição à incidência exclusiva na fonte. Pois o IRRF será sopesado como antecipação do que é devido na declaração do ajuste anual, conforme tabela progressiva do IR.


Leia mais  Pouco ou dá para encher o bolso? Itaúsa (ITSA4) anuncia distribuição de 2 centavos por ação
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo planeja descontos de até 80% em dívidas de IR e CSLL

Paola Rocha Schwartz

Ações da Reddit sobem pelo terceiro pregão seguido

Rodrigo Mahbub Santana

Plano de saúde precisa ser declarado no Imposto de Renda 2024

Guia do Investidor

Vale (VALE3) está entre as melhores escolhas para dividendos

Márcia Alves

Grendene (GRND3) fará pagamento dividendos e JCP

Márcia Alves

AES Brasil (AESB3) lucra R$ 112 milhões, queda de 18%

Márcia Alves

Deixe seu comentário