Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Estados Unidos elevam taxa de juros em 0,75%

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Banco Central dos Estados Unidos decidiu elevar a taxa de juros em 0,75%. A decisão foi tomada ontem, 02 de novembro, durante a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). Conforme era esperado pelo mercado, os juros americanos ficam, agora, para a faixa de 3,75% – 4%.

De acordo com o diretor de Alocação e Distribuição da InvestSmart XP, André Meirelles, a decisão não foge do que já era calculado pelo mercado e reflete o cenário de alta inflação que os EUA vêm enfrentando. Em setembro, o CPI avançou 0,4%, acima do consenso de 0,2%.

Segundo Meirelles, entre os motivos para o avanço dos preços, está o aquecimento do mercado de trabalho.

“A geração de empregos levou ao aumento dos salários, pressionando a inflação pelo lado da demanda”, explica o diretor. Em seu comunicado, o FOMC admitiu que os ganhos de emprego foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa.

Por este motivo, o mercado ficará atento à divulgação do Payroll, relatório divulgado na sexta-feira (04), que indicará a variação no número de pessoas empregadas durante o mês de outubro.

“As expectativas são de que tenham sido criados cerca de 200 mil empregos no mês passado”, afirma Meirelles. O executivo destaca, ainda, que, nas últimas seis leituras, o número foi acima do projetado pelo mercado.

A próxima reunião do Comitê está marcada para dezembro, entre os dias 13 e 14, e a expectativa do mercado gira em torno da redução na magnitude da elevação da taxa de juros, que passaria de aumentos de 0,75% para 0,5%. Entretanto, em seu comunicado, o FOMC não sinalizou explicitamente essa redução, dizendo apenas que irá considerar o aperto acumulativo e os atrasos que a política monetária tende a ter na atividade econômica e na inflação.

“Até então, o consenso de mercado aponta para uma taxa terminal no intervalo de 5,25%-5,5%. A expectativa é que o ciclo de aumento de juros nos EUA finalize apenas em meados de 2023”, esclarece Meirelles.

Leia mais  Escalada de juros americana pode ser boa oportunidade para investimentos em crédito com garantias imobiliárias nos EUA

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Feriado de 1º de Maio paralisa bancos; serviços retomam dia 2

Rodrigo Mahbub Santana

Diferença de juros entre Brasil e EUA é a menor desde 2020

Márcia Alves

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Juros dos EUA foram mantidos na faixa de 5,25% a 5,50%

Márcia Alves

Após um corte inesperado, títulos argentinos subiram quase 3%

Márcia Alves

B3: produtos ligados a juros batem recorde em 2023

Guia do Investidor

Deixe seu comentário