Guia do Investidor
ETC
Criptomoedas

Ethereum Classic o que é? Ethereum Classic vale a pena?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Ethereum Classic o que é? Entenda tudo por trás do projeto e descubra se o Ethereum Classic vale a pena! Análise da cripto.

  • O Ethereum Classic é uma plataforma de criptomoeda distribuída de código aberto, não centralizada e baseada em blockchain que executa contratos inteligentes.
  • Ele usa contratos inteligentes contidos em uma rede blockchain que oferece governança não centralizada.
  • O Ethereum Classic surgiu como a divisão da rede Ethereum, como resultado a versão mais recente criada tem o nome Ethereum e a rede antiga passou a ter o nome Ethereum Classic.
  • Embora o Ethereum e o Ethereum Classic ofereçam contratos inteligentes e busquem o mesmo mercado, o Ethereum ganhou fama como a mais legítima das duas redes.
  • Mesmo que o Ethereum Classic ofereça os contratos inteligentes como com a rede Ethereum, ele não ganhou a mesma popularidade que o novo Ethereum.

O Ethereum Classic facilita a execução de contratos inteligentes, oferecendo o benefício da governança não centralizada.

Em outras palavras, os contratos podem funcionar sem um terceiro envolvido, como um advogado ou o governo.

Os contratos inteligentes funcionam de forma semelhantes às declarações if-else, ou seja, se as ações exigidas no contrato forem cumpridas, os parâmetros do contrato de resposta serão concluídos.

Se os parâmetros do contrato não forem cumpridos, pode haver uma multa, uma taxa ou a anulação do contrato, dependendo dos termos estabelecidos.

Portanto, Ethereum Classic é uma plataforma de contrato inteligente e criptomoeda. Ele não deve ser confundido com o Ethereum (ETH), embora fossem os mesmos no início.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

O que é o Ethereum Classic?
O que é o Ethereum Classic e vale a pena?

O que é o Ethereum Classic?

O Ethereum Classic é uma plataforma cripto distribuída de código aberto, não centralizada e baseada em blockchain que executa contratos inteligentes.

O Ethereum Classic foi formado em 2016 como resultado de um fork. A rede Ethereum original dividida em dois, ganhou dois nomes, Ethereum Classic a rede original e o Ethereum a rede mais recente.

Os contratos inteligentes funcionam como apps digitais autônomos auto-executáveis, capazes de funcionar por conta própria conforme programado.

Podemos usar como exemplo de tais apps os caixas eletrônicos (ATM) e o sistema Bitcoin.

Por exemplo, em uma transação imobiliária, se o contrato declarasse que um depósito adiantado deveria ser pago em uma determinada data e os fundos não fossem recebidos, o contrato poderia ser anulado.

ETC
ETC

Os contratos inteligentes estão contidos em um livro-razão distribuído ou rede blockchain. Um livro distribuído é um livro de transações e contratos, mantidos de maneira não centralizada em vários locais.

O acordo entre um comprador e um vendedor é escrito em linhas de código no contrato inteligente, auto-executável, dependendo dos termos do contrato.

Como resultado, não há necessidade de controle externo ou censura por uma autoridade central, uma vez que o código controla a execução do contrato.

História do Ethereum Classic

Inicialmente, a rede Ethereum funcionava como uma rede onde as transações usavam o éter o que facilitava o processo. O éter é o token da rede.

No entanto, em junho de 2016, a rede passou por uma invasão que resultou em US$ 50 milhões em fundos roubados.

Como resultado, uma divisão ou hard fork aconteceu para proteger a rede. O Ethereum Classic surgiu como uma versão dividida da blockchain Ethereum.

Leia mais  Rede Solana sofre nova interrupção, mas cofundador apresenta plano para melhorias

A divisão aconteceu para devolver os fundos roubados aos usuários, conforme os registros anteriores ao roubo.

Isso resultou em uma divisão levando às duas versões existirem ao mesmo tempo.

A rede mais recente, ou Ethereum, usa ETH ou ether como sua criptomoeda, enquanto a mais antiga, renomeada como Ethereum Classic, usa ETC.

Quais as vantagens?

Iremos resumir aqui algumas vantagens relacionadas ao Ethereum Classic.

Como você deve imaginar, o Ethereum Classic conta com todas as vantagens de uma blockchain. Além disso, existem alguns benefícios específicos da tecnologia. Eles incluem:

Imutabilidade

A palavra “imutável” sempre é associada a blockchain quando o assunto é criptomoedas.

A consistência da estrutura de blocos implica a incapacidade de fazer ajustes nos dados depois que registrados em um banco de dados distribuído.

Nesse banco de dados, uma lista de registros ordenados — chamados blocos — é de forma contínua armazenada e recarregada.

Depois que todas as transações são gravadas na blockachain, elas não podem ser alteradas ou removidas. Com isso, é possível manter um alto nível de descentralização, além de reforçar a segurança e a integridade do código.

Descentralização

O Ethereum Classic conta com o processo de consenso de Prova de Trabalho. Isso significa que não há necessidade de uma entidade central nas transações.

Assim, elas podem ocorrer sem um terceiro agente e os contratos inteligentes são auto executáveis.

Por que o fato dela não ser centralizada é importante? Em 2018, um sócio da empresa de capital de risco, a16z, chamado Chris Dixon, publicou um artigo chamado “Por que a descentralização é importante”.

Nele Dixon argumenta que os momentos iniciais da internet foram construídos em protocolos abertos.

“Isso sugeria que pessoas ou organizações poderiam aumentar sua presença na internet sabendo que as regras do jogo não seriam alteradas no futuro”.

Afirmou ele.

“Grandes propriedades de rede surgiram durante essa era, incluindo Yahoo, Google, Amazon, Facebook, LinkedIn e YouTube. Durante o processo, a importância de plataformas centralizadas, como AOL, diminuiu drasticamente.”

Contudo, na segunda era da internet, entre 2000 e 2002, as grandes empresas de tecnologia como Facebook, Apple, Amazon, Netflix, Google, criaram serviços que deixavam na poeira os protocolos abertos.

Com isso, usuários migraram para serviços centralizados mais sofisticados e completos.

A vantagem foi que bilhões de pessoas obtiveram acesso à internet e seus produtos, mas com isso ficou difícil para que startups, criadores e outros serviços aumentassem sua presença na internet sem os riscos de que grandes plataformas centralizadas criem demandas e produtos ainda mais sofisticados, roubando os clientes.

Rapidez

Outra caraterística que chama atenção na blockchain é a rapidez.

Como o processo de verificação é automatizado e não requer o envolvimento de terceiros, suas operações podem ser verificadas e processadas rapidamente. Isso também torna suas transações altamente econômicas.

Além disso, as blockchains operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, as pessoas podem fazer transferências financeiras e de ativos mais eficientes, especialmente trasações internacionais.

Não há a necessidade de esperar dias para que um banco ou uma agência do governo confirmem tudo manualmente.

Confiável

A blockchain do Ethereum Classic lida com uma extensa variedade de contratos inteligentes, aplicativos e transações nos últimos anos.

Tudo ocorre sem qualquer parada, interferência de terceiros, fraudes e censuras. Isso mostra que o projeto é confiável e que pode expandir a rede para além das criptos.

A rede pode ser usada em qualquer setor em que a segurança das informações sejam essenciais.

Através dela é possível criar sistemas de registro de dados e contratos inteligentes, como em cartórios, sistemas de consultas médicas, registros financeiros e até em sistemas de votação.

Programável

A blockchain do Ethereum Classic é programável, o que permite que os criadores escrevam apps não centralizados, além de criarem contratos inteligentes.

Esses apps podem incluir serviços financeiros, jogos, sistemas de governança, como também ajudar serviços tradicionais a se modernizar como os exemplos citados anteriormente como sistemas para cartórios, de consultas médicas, registros financeiros e sistemas de votação.

Tudo isso se aplica no universo da blockchain e a rede do Ethereum Classic está pronto para isso, se evoluindo cada vez mais para tais aplicações.

Preocupações do ETC
Preocupações do ETC

O que preocupa no ETC

Embora o Ethereum e o Ethereum Classic ofereçam contratos inteligentes e busquem o mesmo mercado, o Ethereum ganhou fama como a mais legítima das duas redes.

Além disso, o ETH do Ethereum perde apenas para o Bitcoin como a cripto mais popular do mundo.

Uma das principais preocupações do Ethereum Classic, as potenciais limitações quando se trata de escalabilidade.

A rede pode lidar com 15 transações por segundo, mas esse número é muito menor do que redes de pagamento como a Visa, que lida com mais de mil transações por segundo.

Leia mais  Bitcoin (BTC) testa US$ 43.000, luta de vendedores a descoberto; Kaspa (KAS) e BorroeFinance ($ROE) aspiram por um aumento exponencial

Embora o Ethereum Classic tenha passado por muitas atualizações de software, esse problema de escalar o sistema de pagamento continua sendo um dos maiores desafios.

Além disso, é provável que a segurança continue sendo um problema com contratos inteligentes, porque o Ethereum Classic já sofreu um ataque hack com o roubo de milhões de dólares.

Essas preocupações podem impedir que contratos inteligentes via Ethereum Classic sejam usados ​​em grandes transações financeiras e imobiliárias.

Os controles do mercado de criptomoedas continuam a se desenvolver, o que pode ou não mudar a forma como o Ethereum Classic – e outras redes – operam.

Por exemplo, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) não considera títulos Ethereum ou Bitcoin devido às suas redes.

Isso pode gerar desafios para serem aprovadas para inclusão em vários produtos financeiros no mercado e dificultar as parcerias.

No futuro, a incerteza permanece em torno do cenário regulatório do Ethereum Classic, bem como de outras redes menos populares.

Futuro do projeto

O futuro do projeto parece menos brilhante que o concorrente, já que o Ethereum é considerado o mais legítimo das duas redes, especialmente com as preocupações de segurança do Ethereum Classic.

Os investidores perderam a confiança no ETC ao longo dos anos e, até que o ETC possa desenvolver novamente seu código e software para evitar futuros roubos, o Ethereum Classic pode ter desafios pela frente.

No entanto, resta saber como os contratos inteligentes serão desenvolvidos dentro do projeto Ethereum Classic e se eles podem ser adotados para uso generalizado.

Como o Ethereum Classic é diferente do Ethereum?

Embora o ETC do Ethereum Classic tenha valor como um ativo digital especulativo que os investidores podem negociar, o ETH do Ethereum é considerado o mais legítimo e amplamente negociado.

No início de 2021, a Chicago Mercantile Exchange (CME) aprovou a negociação de futuros de éter. Apenas Bitcoin e Ether foram aprovados para tais transações.

Os futuros são contratos derivativos sobre um título que ele representa com preço e data de vencimento fixos. Os futuros de Ether permite a negociação do Ether, mas também protege uma posição de destaque em ETH ou talvez outras moedas cripto de forma futura.

Podemos determinar como a comunidade observa o ETC vs o ETH analisando quanto capital estão sendo trabalhados nas duas moedas.

Ao comparar o mercado das duas moedas, o ETH é o vencedor claro. Existe mais dinheiro na rede ETH que na do ETC.

Você pode obter o valor de mercado de uma cripto quando multiplica o preço dela por uma moeda normal, como real.

A ETC tem 129,5 milhões de moedas em circulação com uma capitalização de mercado de US$ 6,2 bilhões, enquanto a ETH tem cerca de 117,3 milhões em circulação e um valor de mercado de mais de US$ 373 bilhões.

O ETC tem o valor de negociação de US$ 46,39, enquanto o ETH tem o valor de negociação de US$ 3.101 por moeda em 25 de março de 2022.

Embora ambas as redes ofereçam contratos inteligentes, o potencial para as preocupações de segurança acima mencionadas em torno da ETC levará os investidores a investir em ETH e adotar os contratos inteligentes da Ethereum.

Ethereum Classic vale a pena?
Ethereum Classic vale a pena?

Afinal, o Ethereum Classic é melhor que o Ethereum?

A princípio, embora o Ethereum Classic mantenha a essência indiscutível e permanente de uma blockchain, seu futuro parece levantar uma série de problemas com relação à segurança.

No entanto, ainda que o Ethereum Classic ofereça contratos inteligentes como com a rede Ethereum, ele tem lutado para se tornar popular o irmão.

Além disso, faltam algumas coisas no ETC que o ETH possui e impede o crescimento da rede classic, como, por exemplo, a visão do projeto, suporte de forma geral e, claro, o vasto suporte ao criador que o Ethereum possui.

Além disso, muitos criadores de sistemas perderam a confiança no sucesso da rede após uma série de ataques de 51%.

Vale a pena você saber também que os analistas apontam que o Ethereum Classic precisa adotar o mecanismo de consenso de Proof of Stake para dimensionar o limite de transação e eliminar a ameaça de ataques futuros.

Mas no momento não existem planos para isso segundo os próprios desenvolvedores, já que para eles o ETC trabalhar com Proof of Work (PoW), pode ser uma oportunidade para captar mais mineradores e aumentar a rede, evitando problemas futuros como ataques de 51%.

Principalmente depois que a equipe do Ethereum anunciou que a transição da rede para o consenso (Eth2), fazendo a equipe do ETC acreditar que os antigos mineradores do ETH passarão a minerar o Ethereum classic.

Objetivos do Ethereum Classic

Desde a divisão, houve muitas atualizações e melhorias no projeto.

O objetivo do projeto continua trabalhando para se tornar uma rede global de pagamentos usando contratos inteligentes que podem funcionar sem governança centralizada.

Leia mais  Operação Trap Coin leva à queda de pirâmide financeira com 996,76 bitcoins

Tal como acontece com outras moedas cripto, o ETC continuará a se esforçar para funcionar como uma reserva digital de valor, o que significa que você pode guardar e trocar, mantendo seu valor.

A reserva digital de valor para a cripto inclui o poder de compra que ela pode ter e que pode rapidamente transformar a cripto em dinheiro ou usado para comprar outro ativo, semelhante ao dinheiro.

Como comprar Ethereum Classic (ETC) em 3 etapas fáceis

1 — Inscreva-se em uma exchange que negocie o Ethereum Classic (ETC).

A ETC hoje é negociada em diversas exchanges assim você pode escolher uma para realizar a sua compra.

Aqui deixo uma tabela com as principais exchanges que negociam a ETC no mundo.

Binance USDT, BUSD, BTC, EUR
Coinbase USD, EUR
NovaDAX BRL
KuCoin USDT, BTC
Ethereum Classic o que é? Ethereum Classic vale a pena?

A maioria das exchanges pede um e-mail, e algumas também podem pedir um número de telefone e um documento de identidade com foto, então é uma boa ideia tê-los em mãos.

2 — Deposite fundos em sua nova conta

A princípio, quando você está pensando em como comprar ETC, não deve ter problemas em termos de métodos de pagamento.

Diversas formas funcionam e na maioria das vezes, você consegue usar as principais formas de pagamento, como, por exemplo, transferência bancária, cartão de crédito, boleto e em alguns casos até Pix.

Escolha bem qual exchange usar e estude cada possibilidade, assim você poderá usufruir da melhor opção para você e sua realidade.

3 — Comprar a ETC usando seus ativos

Por fim, agora que você já enviou os ativos para a exchange escolhida, basta comprar o token ETC.

O processo é bem simples e tudo é feito em poucos minutos, além disso, as plataformas se adaptam cada vez mais as necessidades dos usuários, assim melhorando a experiência que cada um tem ao usar os serviços.

Conclusão: Ethereum Classic (ETC) vale a pena?

Antes de escolher investir em Ethereum Classic (ETC) ou Ethereum (ETH), você precisa ter certeza das diferenças entre os dois.

Em suma, o ETC foi uma consequência da polêmica bifurcação da rede Ethereum original após discussões sobre a melhor maneira de retificar o ataque hacker.

Mesmo que o Ethereum Classic ofereça os contratos inteligentes como com a rede Ethereum, ele não ganhou a mesma popularidade que o novo Ethereum.

Uma das principais razões para isso foi a perda da confiança na rede após uma série de ataques.

O Ethereum Classic não teve muito suporte, nem mesmo dos criadores originais da rede, que na época, optaram pelo hard fork.

Por outro lado, o Ethereum se tornou uma potência no universo das moedas cripto e só perdendo para o Bitcoin em termos de capitalização de mercado.

É também a espinha dorsal do florescente setor de DeFi e de tokens não fungíveis (NFTs).

Porém, sempre haverá o debate ETC vs ETH.

Nem tudo é ruim sobre o Ethereum Classic. Após passar anos “adormecido”, o ETC teve uma alta histórica no mês de março.

Enquanto a maioria das moedas cripto ensaiam uma recuperação, o Ethereum Classic (ETC) se adiantou e dispara mais do que qualquer outra cripto do mercado, registrando a maior alta dos últimos tempos, com ganhos de 68%.

Até o dia 15 de março o preço do ETC não passava de US$ 25,41, contudo, durante a madrugada do dia 22 a moeda foi capaz de atingir US$ 43,98, a sua maior cotação desde dezembro de 2021.

Contudo, vale a pena ressaltar que esse aumento nos valores do Ethereum Classic é apontando por especialistas como uma possível influência das novidades que estão por vir na rede do Ethereum.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Autor Convidado

Halving do Bitcoin é a oportunidade de ‘ouro’ em 2024

Fernando Américo

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Guia do Investidor

Ethereum: por que essa criptomoeda que merece ser observada?

Autor Convidado

Governo Lula quer taxar as criptomoedas: entenda

Márcia Alves

Empresa de Trump tem prejuízo de quase US$ 60 bi em 2023

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário