Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Colunistas Notícias

Fundo de emergência: O que ainda não te disseram

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Se você é uma das milhares de pessoas que ingressam no mercado financeiro nesse último ano, deve ter ouvido muitas dicas a respeito. No geral, o que os educadores e influencers da área indicam – antes de tudo – é a importância do fundo de emergência para qualquer investidor.

Basicamente, o fundo de emergência é a quantia que você deixará em algum investimento com baixo risco e alta liquidez, para o caso de algum imprevisto acontecer: desemprego, acidentes, tratamentos de urgência, apocalipse etc. Geralmente, o título escolhido é o Tesouro Direto, ou algum outro de renda fixa.

Existe uma certa divergência a respeito da quantia a ser destinada para o fundo. Há quem diga que são 3 meses da sua renda mensal – ou seja, o que você gasta em um mês x3 – outros dizem 6 ou até 12 meses.

Leia mais  Big Techs impulsionam bolsa e inflação dos EUA: confira o resumo de hoje

Mas, sejamos francos, quem está entrando no mercado de ações está animado pela renda variável, fundos de investimentos, criptomoedas, etc. Se um investidor iniciante consegue aportar 20% de sua renda mensal para o fundo rendendo 13,65% a.a., ele terá o triplo da sua renda somente após 14 meses consecutivos, considerando os juros compostos. A lógica segue: 26 meses para um fundo de 6 meses, 47 meses para o de um ano.

É óbvio que você já sabe que efusividade é uma característica de um péssimo investidor, ao contrário da paciência. Esse artigo não tem por objetivo te desestimular, mas te lembrar do que um player com um bom fundo de emergência é capaz de fazer.

Justamente por ter uma segurança financeira, você se torna menos ansioso e é capaz de tomar decisões mais racionais. Além disso, é capaz de tomar maiores riscos e, por consequência, obter rentabilidades mais expressivas. É justamente esse cenário que vivem os maiores investidores de mercado do mundo.

Leia mais  Tesouro RENDA+: saiba como funciona o Novo título do Tesouro Direto para a aposentadoria

Antes de entender o momento do mercado, é importante entender o seu momento financeiro. Se o cenário for o de fazer um pé-de-meia, estudar sobre finanças e estar por dentro de tudo o que acontece no mercado e suas tendências, que assim seja. Não pule essa etapa. E conte sempre com o Guia do Investidor para essa última.

O primeiro passo é assinar nossa newsletter para receber conteúdos de alta qualidade sobre educação financeira.

E lembrando: não existe investidor endividado. Se está com o nome sujo na praça, o primeiro passo é resolver essa pendência e só depois começar a pensar em proventos.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Tesouro Direto: títulos prefixados apresentam ganhos significativos
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Big Techs impulsionam bolsa e inflação dos EUA: confira o resumo de hoje

Rodrigo Mahbub Santana

Educa+ Mulher: descubra o novo título do Tesouro Direto

Leonardo Bruno

Tesouro Direto: títulos prefixados apresentam ganhos significativos

Miguel Gonçalves

6 opções de Investimentos para reserva de emergência

Guia do Investidor

Tesouro Direto Educa+ agora está disponível na corretora Órama

Guia do Investidor

Melhores Investimentos para Aportes Mensais 2024: Veja lista

Anna Oliveira

Deixe seu comentário