Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Fusões e aquisições caem 13% no Nordeste no primeiro trimestre, diz KPMG

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A região Nordeste do Brasil registrou 20 fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2023, uma queda de 13% na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram registradas 23 transações. Os dados constam na tradicional pesquisa da KPMG sobre o assunto, realizada com empresas de 43 setores da economia brasileira. Segundo o conteúdo, no primeiro trimestre deste ano, foram realizadas as quantidades a seguir de operações nas seguintes Unidades Federativas: Alagoas (1), Bahia (4), Ceará (4), Maranhão (2), Paraíba (1), Pernambuco (3), Rio Grande do Norte (4) e Sergipe (1). O Piauí não registrou nenhuma operação nesse trimestre.

“A pesquisa mostrou que, embora com queda, o Nordeste não teve uma baixa expressiva no total de fusões e aquisições no primeiro trimestre deste ano, uma vez que exceto pela Paraíba, todas as demais unidades da Federação na Região tiveram crescimento ou manutenção em volume de transações, comparado ao trimestre de 2022. Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte tiveram as maiores performances da região, com 4 transações em cada Estado, totalizando juntos 60% das operações. Os demais Estados da região também continuam sendo relevantes nesse aspecto. Para os próximos meses, espera-se que a região possa registrar mais negócios com a possível melhoria da economia”, afirma Paulo Ferezin, sócio de Mercados Regionais da KPMG no Brasil.

Leia mais  Ibovespa afunda com arcabouço e risco de CPMI; NY fecha de lado com balanços fracos
Região Nordeste 1T2023 1T2022
Alagoas 1 0
Bahia 4 2
Ceará 4 4
Maranhão 2 0
Paraíba 1 10
Piauí 0 0
Pernambuco 3 2
Rio Grande do Norte 4 4
Sergipe 1 1
Total Nordeste 20 23
Total Brasil 372 553

A pesquisa da KPMG revelou ainda que o Brasil registrou 372 fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2023, uma queda de 32,74% na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram registradas 553 transações. Este número também aponta para um cenário de estabilidade com leve recuperação em relação aos dois trimestres anteriores onde foram concluídas 370 e 344 transações respectivamente.

“Aparentemente, as atividades de fusões e aquisições se estabilizaram neste novo patamar de negócios desde a queda pelo apetite em transações relacionadas às empresas de tecnologia verificada no primeiro semestre de 2022. Outro fator que contribui para esta redução é o agravamento do cenário econômico global e local”, analisa Luis Motta, sócio-líder de Fusões e Aquisições Proprietárias da KPMG no Brasil.

Sobre os setores, os que mais se destacaram foram companhia de internet com 81 transações, tecnologia da informação com 66 e instituições financeiras com 36. Os outros que receberam investimentos foram os seguintes: companhia de serviço com 15; mídia e telecomunicação com 24; companhias de energia, 14; seguro, 11; hospitais e laboratório de análises clínicas, 14; e transportes 12.

Leia mais  Fusões e aquisições caem 7,3% no Sudeste em 2022, diz KPMG

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Ibovespa de volta aos 112 mil pontos: confira os destaques da bolsa
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Fusões e aquisições de Consumo e Varejo sobem 33,7%

Guia do Investidor

Fusões e aquisições caem 21,5% no Nordeste, diz KPMG

Guia do Investidor

Fusões e aquisições do setor financeiro aumentaram em 38,8% em 2023

Guia do Investidor

Fusões e aquisições caem 20% no Sudeste em 2023, diz KPMG

Guia do Investidor

Queda da Selic reaquece cenário e aumenta apetite para M&As em 2024

Guia do Investidor

Ibovespa volta a fechar em baixa aos 130 mil pontos nesta 4ªF

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário