Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Ter um imóvel próprio ainda está na lista de desejo dos brasileiros?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A virada do ano é conhecida como um período para estabelecer metas. O sonho da casa própria geralmente está na lista de desejos de muitos brasileiros. Tal fato é comprovado pelo levantamento realizado pelo Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País, em dezembro de 2021.

A busca por imóveis à venda esteve em alta em diversas localidades, tais como interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza, mostrando que o aluguel não está com tanta relevância na preferência dos consumidores.

LOCALIDADE DEZEMBRO 2021 DEZEMBRO 2020
Interior de São Paulo 51% 45%
Rio de Janeiro 50% 41%
Belo Horizonte 51% 28%
Fortaleza 47% 23%

Casa no litoral paulista também está no radar dos consumidores

Comprar uma casa no litoral de São Paulo também está na lista de desejos de muitos brasileiros. Comparado a novembro de 2021 e até mesmo a dezembro 2020, a busca por imóveis à venda no portal permaneceu em alta em dezembro do ano passado.

Leia mais  Preços de imóveis em Curitiba sobem acima da inflação nos últimos 12 meses, segundo levantamento do Imovelweb

No mês de dezembro de 2021, 68% das buscas foram por imóveis à venda versus 27% para alugar. No mesmo mês de 2020, a procura por propriedades à venda foi de 63% e 31% para aluguel. Além disso, os consumidores têm preferência pela compra de casas: no último mês de 2021, 53% buscaram por esse tipo de imóvel. Em 2020, esse número ficou em 37%.

Tais dados reforçam a procura pela casa própria. Pesquisa realizada pelo Imovelweb em janeiro deste ano, com 2.266 pessoas de diversas partes do Brasil, mostrou que que 63,05% dos participantes pensam em comprar uma casa em 2022, enquanto 22,26% pensam em alugar e apenas 14,69% não têm a intenção de mudar.

O levantamento também apontou que as casas são preferência. Entre os participantes, 52,38% optam por esse tipo de moradia, seguido por apartamento (32,41%) e um imóvel em condomínio (15,21%).
 


Leia mais  BB reduz taxa de empréstimo imobiliário
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

5 dicas para sair do aluguel e começar 2024 em um imóvel próprio

Autor Convidado

Dicas de especialista para investir no setor imobiliário dos EUA

Guia do Investidor

Agora é uma boa hora para comprar um imóvel?

Guia do Investidor

Mercado imobiliário nordestino movimenta mais de R$ 15 bilhões nas capitais

Guia do Investidor

Está pensando em mudar de imóvel em 2023? Confira o valor do metro quadrado em São Paulo

Guia do Investidor

Como se organizar e agilizar o caminho até o sonho da casa própria

Guia do Investidor

Deixe seu comentário