Guia do Investidor
imposto
Notícias

IR 2024: Especialista fala sobre investimentos no exterior

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Entenda como as mudanças impactarão nos rendimentos e obrigações fiscais.

A Receita Federal publicou na última quarta-feira, 13, a Instrução Normativa RFB nº 2.180/2024, que estabelece novas regras para a tributação de investimentos no exterior (offshore). As mudanças geraram dúvidas e incertezas entre os contribuintes, que ainda buscam entender como elas impactarão seus rendimentos e obrigações fiscais.

Mafrys Gomes, sócio do Grupo MCR e especialista em contabilidade, destaca que a principal mudança diz respeito à tributação de renda auferida por pessoas físicas residentes no país com depósitos não remunerados no exterior, moeda estrangeira mantida em espécie, aplicações financeiras, entidades controladas e trusts no exterior. “A partir de agora, esses rendimentos serão tributados como se fossem recebidos no Brasil”.

Leia mais  Veja como se preparar para a declaração do imposto de Renda em 2023

Além disso, vale destacar outras mudanças importantes, como a alíquota fixa de imposto de renda sobre dividendos recebidos de empresas no exterior, que passa a ser de 15%. Isso significa que os contribuintes pagarão mais impostos sobre esses rendimentos.

Sobre os bens e direitos no exterior, vale ressaltar que é necessário declará-los à Receita Federal através da declaração de Imposto de Renda. Essa medida visa aumentar a transparência e combater a evasão fiscal.

Também é importante ressaltar que aqueles que são detentores de offshores tem até o dia 31/05/2024 para definir se preferem tributar todo o rendimento passado à alíquota de 8% ou manter esse rendimento sem ser tributado e, no momento da repatriação desse recurso, pagar uma alíquota de 15%.

Gomes adverte que o descumprimento das novas regras pode resultar em multas e até mesmo em sanções penais. “É importante que os contribuintes busquem orientação profissional para entender como as novas regras se aplicam aos seus investimentos e para garantir a regularização de sua situação fiscal”.

Leia mais  Perdeu o prazo da declaração do Imposto de Renda? Saiba o que fazer!

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Prepare o bolso: imposto para MEI vai subir
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Imposto de Renda: 10 erros para cair na malha fina

Fernando Américo

Mais de 40% dos brasileiros já entregaram a declaração do IRPF

Fernando Américo

Receita abriu consulta ao lote residual de restituição do IR

Márcia Alves

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Guia do Investidor

Estados discutem aumentar impostos: Shein, Shopee e AliExpress

Paola Rocha Schwartz

Recebeu mais de R$ 30.639,90 em 2023? Então leia isto

Guia do Investidor

Deixe seu comentário