Guia do Investidor
petrobras
Notícias

Ministério Público solicita investigação de Lula em Caso Petrobras

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O MP junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) solicitou nessa segunda-feira (18) uma investigação sobre “suposta interferência indevida” do governo Lula na Petrobras.

A representação foi formalizada e assinada pelo subprocurador-geral Lucas Furtado.

A decisão por não repassar dividendos aos acionistas, contrária às avaliações realizadas pela própria empresa e seu Conselho de Administração, aparentemente não observou as bases econômicas necessárias e visou atender opções do governo federal” afirmou Furtado.

O subprocurador destaca também, a Lei das Estatais (Lei 13.303/2016), a qual tem o objetivo de impedir interferências em companhias de economia mista. Para Lucas, mesmo que a União seja a acionista majoritária, não pode interferir de “modo excessivo nas decisões corporativas” da Rede Petrobras.

“Considerando as competências constitucionais e legais atribuídas a este Tribunal, vejo que se mostra necessária a realização de fiscalização para que sejam apurados os indícios de descumprimento normativo aqui trazidos. Sabendo-se que a Petrobras pode ter tido prejuízos com as ingerências indevidas relatadas, cabe a este Tribunal exercer seu poder-dever de zelar pelo montante dos recursos da União envolvido” declarou Lucas.

Divulgação do Resultado

Após a divulgação do balanço de 2023, a Petrobras comunicou sua decisão de não pagar dividendos extraordinários. Essa revelação provocou uma queda de 10% no valor das ações (PETR3) no dia seguinte ao anúncio, resultando em uma considerável redução no valor de mercado da empresa.

Decisão

Como citado acima, Furtado solicitou ao TCU que investigue se houve violação da Lei das Estatais pelo governo. Se confirmada a interferência, o subprocurador pediu à Corte de Contas que inicie uma tomada de contas especial para responsabilizar os envolvidos. O ministro Walton Alencar Rodrigues será o relator do caso.

Leia mais  Petrobras (PETR4) lança edital de R$ 20 milhões para startups

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Petrobras (PETR4) recebe proposta da 3R Petroleum por Polo Potiguar
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras firma acordos para cessão de campos inativos

Paola Rocha Schwartz

Petrobras: acionistas elegem novos membros do CA

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras decide hoje dividendos e novos membros do conselho

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre em queda e Petrobras inicia sessão com ganhos

Paola Rocha Schwartz

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Greve do Ibama está afetando toda a economia

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário